Destaques

segunda-feira, outubro 19, 2009

Se já está ruim, deve piorar

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Moriti Neto

Eu avisei. No último post, escrevi que o São Paulo só mantinha a vice-liderança porque os adversários vinham brincando demais no Gangorrão 2009. E não foi preciso que deixassem de brincar tanto para que o Tricolor terminasse a rodada em quarto lugar e somente com um ponto o salvando de ficar fora da zona de classificação da Libertadores.

O Inter apenas necessitou empatar com o quase rebaixado Fluminense para, nos critérios de desempate, passar o time do Morumbi. Já o Atlético Mineiro bateu com justiça os tricolores, decretando a primeira derrota da equipe no Cícero Pompeu de Toledo nesta competição nacional e também saltando à frente na tabela. Aliás, não há muito que analisar do jogo contra o Galo, pois o comentário seria repetitivo, levando em conta o padrão adotado por atletas e comissão técnica nas últimas partidas, ou seja, jogadores sem concentração e técnico, além de posicionar a equipe equivocadamente, demorando a substituir. Washington é grosso, não tem habilidade, mas dentro da área dá trabalho e é, sim, goleador. Não à toa foi artilheiro de dois campeonatos brasileiros, inclusive como recordista de gols em uma edição (2004) pelo Atlético Paranaense, com 34 tentos. Na partida de sábado, era o homem que dava alguma canseira na defesa mineira. Após a saída dele, o ataque paulista, que já estava ruim, ficou absolutamente sem referência.

Falando nisso...

... Torcedores têm dito que Washington é caneleiro, que não serve para jogar no São Paulo etc. Bem, se alguém esperava o centroavante fazendo lindas jogadas fora da área ou mesmo o pivô outrora tão bem feito por Aloísio, analisou o atleta incorretamente. O homem é atacante tipicamente trombador e para que renda é necessário um posicionamento no meio da zaga adversária, esperando uma bola cruzada, uma rebatida do goleiro, enfim coisas típicas de matador de ofício. Se a torcida não percebe isso, passional que é, até perdoa-se. Mas direção e comissão técnica não entenderem é indesculpável.

No entanto há alguns pontos a ponderar. O atual grupo são-paulino é reclamão demais. Aí, inclui-se Washington. Ele, somado a Borges, Dagoberto e Hugo tornaram o ambiente péssimo desde o início do ano. Para a direção, a saída mais fácil foi demitir Muricy na tentativa de aliviar o clima. Não adiantou. A barra continuou pesada e, pela pressão interna, o time não consegue nem ter uma dupla de ataque titular com sequencia digna de avaliação.

E ao que tudo indica, a coisa deve piorar. Contratações, embora ainda não anunciadas oficialmente, estão bem adiantadas e os nomes vêm à tona em momento nada oportuno, numa reta final de campeonato e com um elenco já desgastado.

Comecei o texto mencionando o post anterior e termino da mesma forma. Nele, comentei que o São Paulo era carta fora do baralho na briga pelo título não por causa da diferença de pontos para o líder, mas pelo que vem apresentando. Observei, ainda, que os tricolores deveriam se preocupar com a vaga na Libertadores. Agora, com a embolação instalada na disputa, podemos imaginar a equipe, depois de largo tempo, jogando a Copa do Brasil. .


Moriti Neto é torcedor do São Paulo e escreve sobre o Tricolor Paulista no Futepoca. Qualquer são-paulinismo exacerbado não é de responsabilidade de quem publica, hehe...

7 comentários:

Marcão disse...

Diego Tardelli teve sua tarde de vinganca no Morumbi.

Nicolau disse...

Ainda não dá pra descartar o São Paulo, o esquema está bem embolado.

Moriti disse...

sempre sou bastante otimista com relação ao Tricolor, ás vezes, até de mais. mas me baseio não no bolo que está se formando na ponta de cima da tabela para dizer que o time está fora da briga pelo título, porém pelo que jogou nas últimas seis partidas e, principalmente, pelo ambiente ruim no elenco que, aliás, vem desde o começo do ano.

Seiji disse...

Hugo, Borges e Washington irão sair (tarde) e por vontade própria.
Por quê continuar apostando neles?
Falta de opção não é.

Marcão disse...

Me disseram que o Marcelinho Paraiba ta voltando pro Sao Paulo. Procede a informacao?

Anselmo disse...

MArcão,
é o que dizem, o que desmentem e o que não descartam.

Nicolau disse...

Seiji, se tirar Borges e Washington tem opção para jogar de centroavante?