Destaques

sexta-feira, outubro 16, 2009

Um guia da cerveja funciona como guia de viagem

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O título do post poderia ser outros dois:

Um dia eu ainda experimento todas essas cervejas

ou

Na próxima encarnação, quero nascer Michael Jackson




No caso deste segundo título, cabe logo uma explicação. O assunto aqui é o livro Guia ilustrado Zahar de Cerveja, da editora Zahar, assinado pelo especialista inglês no fermentado de grãos homônimo do rei do pop. Aqui tem uma entrevista do cidadão para provar que é verdade e aqui, um trecho em PDF.

A obra reúne informações para quem aprecia e quer dar os primeiros passos no amplo e rico universo das cervejas artesanais – que vão muito além das pilsen – ou lagers internacionais, para escrever como o autor.

É marca e tipo para muito post da incansável e instrutiva coluna Tipos de Cerveja. Além de fotos do processo de produção, de copos, colarinhos, garrafas e rótulos. Se Michael Jackson degustou todas as cervejas de que trata, a repetição de seus passos pode ser considerada uma missão de vida.

O guia inclui uma lista de tipos de cerveja, dicas de como harmonizar as variedades da bebida com diferentes pratos e tipos de culinária – com muitos parágrafos dedicados à indiana – e uma seção enorme com as cervejas de cada país produtor.

Do Brasil, o destaque vai todo para a Eisenbahn, de Blumenau, onde ocorre a Oktober Fest até dia 18 deste mês – se alguém quiser me mandar uma passagem, eu vou cobrir pro Futepoca com prazer. Da Argentina, por exemplo, vêm três: Antares, Barbaroja e a do Buller Pub.

A obra é divertidíssima, porque explica em letra de forma o processo de conversão de grãos em malte que, moído, é diluído em água quente para formar o mosto. Com lúpulo e leveduras nas condições e tempos certos, temos a cerveja em toda a sua variedade e complexidade. Ele apresenta para leigos como este bebedor a função do lúpulo e da composição do malte.

Foto: Reprodução


Outros efeitos
Em outras palavras, desde que comecei a ler, toda mesa de bar inclui uma sessão de "Cerveja também é cultura". Muito instrutivo (o livro, o livro).

Resulta também uma baita sede. Mas também dá vontade de partir para o supermercado comprar uma leva de marcas de tipos diferentes. Isso sem falar na inclusão da Bélgica como destino de viagem para quando eu ganhar na Mega-Sena.

Elogio à levedura
O livro começa com uma verdadeira ode à levedura. O elogio aos fungos que decompõem em álcool grãos transformados em malte é comovente.
A fermentação é a ação das leveduras ao se propagar. Pode-se cultivar uma linhagem de leveduras, mas seus ancestrais vieram da selva. Elas são organismos vivos, e descem dos Céus mais suavemente que a chuva, sem que as notemos. Multiplicam-se aos milhões. São uma força vital prolífica, potende, poderosa e, ainda assim, furtiva. Seu toque etéreo inspira a massa do pão a crescer, conjura os odores sensuais do queijo, garante um gosto picante aos picles e ao vinagre e confere um atraente poder de sedução ao vinho e à cerveja.
Depois, vem uma descrição do que é a vontade de tomar uma:
Há momentos em que umm cálice de vinho ou um copo de cerveja vem à mente e nada pode substitui-lo. Não é uma questão de sede ou necessidade de álcool. Pode ser bem agradável matar a sede com cerveja, mas a água é mais eficaz. Se o álcool é necessário, a cerveja é a escolha mais fraca, posicionando-se em terceiro lugar, atrás dos vinhos e destilados. Quando alguém tem vontade de um cálice de vinho ou de uma caneca de cerveja, o cérebro gradualmente percebe o desejo como um sussurro. Aos poucos, o volume aumenta, criando uma reverberação suave por todo o sistema nervoso. De início é como uma massagem prazerosa, depois se torna obstinada. Você está nas mãoes de uma autoridade superior que não admite argumentos. É um desejo, e o trem não pode sair dos trilhos. Seu destino é um encontro com a bebida.
E aí, alguém se identificou?

Promoção

Como a editora Zahar ofereceu um exemplar ao Futepoca para a resenha e outro para seus leitores, lançamos uma promoção.

O exemplar do livro vai para quem apresentar o melhor e mais convicente elogio à cerveja que pretende tomar na próxima sexta-feira, 23 de outubro, quando se encerra o prazo para participar. Em outras palavras: o melhor motivo para tomar uma.

Serão aceitas apenas respostas via Twitter enviadas ao Futepoca (@futepoca). Então, é o melhor elogio à cerveja com poder de síntese, o primeiro quesito da escolha. Originalidade e tamanho da sede também serão considerados pela banca avaliadora dos membros do Futepoca. Aliás, parentes dos ébrios autores evidentemente estão previamente desclassificados, bem como colaboradores.

O resultado sai quando o coletivo estiver sóbrio o suficiente para se lembrar do que decidiu no dia anterior. Isso deve ser lá pelo dia 27 de outubro.

1 comentários:

Glauco disse...

A Eisenbahn ficou mal no primeiro teste cego do Futepoca . Já sobre as hermanas, tem uma que tomei em Mendoza e achei sensacional, a Jerome. Em breve um post a respeito.