O Corinthians, que perdeu de 3 a 1 do Avaí, jogando mal, e de 3 a 2 para o Náutico, não muito melhor, dificultou minha vida esse final de ano. Ele e o presidente Lula. Explico.
Ao perder a chance de disputar o Brasileiro com chances até o final, o foco no Timão passou a ser a montagem do time para 2010 e minha cabeça não pára de girar tentando imaginar qual será time do ano que vem. O problema é que ainda não há elementos suficientes para essa análise. As negociações só devem ser anunciadas oficialmente depois do fim do campeonato e só depois disso é que o esquema vai começar a se desenhar.
O mesmo acontece na política, onde Lula e o PT anteciparam o debate eleitoral para dar mais visibilidade à ministra Dilma Roussef. Montagem dos palanques estaduais com o PMDB, Ciro Gomes em São Paulo, Aécio e o DEM atacando o Serra, e minha cabeça fritando tentando montar o cenário da disputa eleitoral, mais uma vez sem os elementos necessários. As definições só vão começar a aparecer no começo do ano, segundo análises que li por aí.
No futebol, não pretendo gastar muitos caracteres com os nomes que vêm sendo especulados – alguns interessantes, como Iarley; úteis, como Tcheco e Alex Silva; e de potencial explosivo (para o bem ou para o mal), casos de Roberto Carlos e Riquelme. Quando as situações se definirem a gente comenta.
Dá pra falar sobre as carências do time? Um pouco, já que isso depende do esquema tático. Com certeza, em qualquer cenário, faltam dois laterais esquerdos. Considerando o esquema vencedor do primeiro semestre, o time precisaria também de um meia que jogue centralizado e cadencie o jogo (Riquelme? Tcheco?).
Alguns dirão que também falta um reserva “à altura” para Ronaldo, mas acho que isso não existe. Quer dizer, não existe pelo salário que o Corinthians parece disposto a pagar por um reserva. O Gordo não só é responsável pelos gols, mas também é o cara das jogadas imprevisíveis da equipe. O drible, o chute de fora da área, o passe diferente, tudo vem dele. Quem é o centroavante que faz tudo isso? Acho que Mano Menezes terá que pensar numa forma de jogar sem Ronaldo, ou seja, sem um atacante centralizado, pouco móvel e com essas qualidades.
Das esfarrapadas
Diante da falta do que falar sobre o Corinthians, o pessoal anda engolindo qualquer historinha. Aproveitando o espaço, os sãopaulinos estão jogando no ventilador esse papo de que o Coritnhians iria entregar o jogo contra o Flamengo para prejudicar o Tricolor. Ora, vamos falar sério. O Corinthians não tem mais nada o que fazer no Brasileirão faz pelo menos um mês. Por mim, tinha mais é que botar os reservas pra treinar e avaliar o time pro ano que vem. Esse Brasileirão, minha gente, já acabou.
É nessa situação que o Timão enfrenta um Flamengo embaladíssimo e disputando título. É apenas razoável supor que o time carioca vai vir com a faca entre os dentes e os paulistas não. Se isso podia ser dito um mês atrás, o que dá pra falar agora, depois do time perder para Avaí e para o provável rebaixado Náutico, esse último no Pacaembu? Estranho seria se o Corinthians desse o sangue contra o Flamengo, não o contrário.
Essa é a realidade dos fatos. O resto é desculpa antecipada dos sãopaulinos, temendo deixar de ganhar esse título que todos os times parecem fazer questão que eles levem. Se não é o juiz, é o STJD; se não é o tribunal, é corpo mole do Timão. Deviam ficar mais tranquilos e preparar o lugar pro caneco. Ah, sim: e ganhar seus dois jogos, já que é o único time que só depende das próprias pernas.
Esse chororô é engraçado mesmo... Ninguém comenta a "motivação" estranha que o Sport mostrou contra o Palmeiras para empatar o jogo (resultado que o rebaixava). Nem a sanha pelo empate que o Goiás mostrou contra o Flamengo.
ResponderExcluirNão quer depender do resultado alheio, faça o seu. Ou então vamos acabar com os pontos corridos, que na sua versão tupiniquim (não, não estamos na Europa) favorece o poder econômico das malas brancas e outras nem tão brancas e limpas assim, vide caso Barueri.
a impossibilidade de o corinthians ganhar o título definida há mto tempo realmente antecipou o clima de fim de ano em qeu reinam as especulações.
ResponderExcluiragora, se o corinthians agiu como o lula, o são paulo age como quem? O serra que não assume a candidatura? o ciro que faz que vai a presidência mas pode ir só a governo (comparável a título e libertadores respectivamente)? a marina silva sei lá por quê?
Também acho que não tem nada que se preocupar com os jogos do Flamengo contra Corinthians e Grêmio - aliás, MUITO mais difíceis do que os do SP.
ResponderExcluirLembremo-nos de que o Goiás TAMBÉM não tem mais nada a fazer no Campeonato; sendo assim, de quem é mais fácil ganhar fora de casa - do Goiás ou do Corinthians?
Notem que nem estou considerando a última rodada, porque pra mim, time que quer ser campeão na última rodada não pode nem pensar em deixar de ganhar do lanterna já rebaixado (Ixpó).
É só fazer a obrigação que o caneco vem ...
Quanta volta pra falar mal do Sao Paulo e reconhecer que o Corinthians vai mesmo entregar o jogo...
ResponderExcluirÉ um resultado anormal o Corinthians perder pro Flamengo? Ou é mais difícil mandar mala pro Corinthians do que foi pra outros times?
ResponderExcluirAh, pára, Marcão, o torcedor do São Paulo tem mais é que se preocupar com seu time ganhar os dois jogos que tem e correr pro abraço. Tira meu time da boca, rapaz!
ResponderExcluirSe esse bando em que transformaram o Corinthians do 2º semestre conseguiu perder até p/ Sport e Náutico e empatar com o Fluminense, imagine se não conseguiria perder para o Flamengo, mesmo jogando no Pacaembu com cerca de 20 mil malucos, que insistem em ir ao campo ver o time, bem diferente de certas torcidas por aí, que só vão "na boa".
ResponderExcluirParei, Nicolau. Se chorô, parô.
ResponderExcluirE pode continuar com meu time na sua boca por quantos posts quiser, se faz tanta questão.
Ps.: Torcedores de times que têm chance de levar o caneco ficarem dando desculpa antecipada pela possível perda do título é de lascar, reconheço, mas outros de times sem pretensão justificando derrota de véspera também não é muito diferente...
Quanta volta pra falar mal do Sao Paulo e reconhecer que o Corinthians vai mesmo entregar o jogo... [2]
ResponderExcluirQuanta volta pra falar mal do Sao Paulo e reconhecer que o Corinthians vai mesmo entregar o jogo... [3]
ResponderExcluirÚltimos cinco jogos entre Flamengo e Corinthians: quatro vitórias rubro-negras e um empate. Pelo jeito, faz tempo que o Timão "entrega" pro Flamengo...
ResponderExcluirEi,a impressão que dá é que esse negócio de mala branca parece que foi inventado pelo São Paulo. E, aliás, se o clube paga tais quantias para outros times perdeream ou ganharem, na minha opinião, é crime do mesmo jeito. Tanto faz se a mala é preta, como se descrevia antigamente, ou branca, como no termo da moda. P
ResponderExcluirPor acaso é recurso contabilizado pelo clube? Claro que não. Sendo assim, é crime. Se é crime, quem acusa deve provar e quem pratica deve ser punido.
E quanto aos jogos, que se dane se o Corinthians vai perder do Flamengo. O Tricolor deve vencer Goiás e Sport, que não têm mais quaisquer ambições na competição, e levar o título para o Morumbi. Se não ganhar desses dois é porque não merece ser campeão. Simples assim.
Quantas voltas alguns comentaristas dão pra falar mal do Corinthians e reconhecer que o São Paulo vai mesmo entregar o caneco...
ResponderExcluirQuantas voltas alguns comentaristas dão pra falar mal do Corinthians e reconhecer que o São Paulo vai mesmo entregar o caneco... (2)
ResponderExcluirEm relação à segunda parte desta frase cujas palavras tomo como minhas, a "bambiada" do SPFC é possível sim, principalmente, se os Goiabas resolverem pagar a dívida de gratidão que têm (http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,dirigente-do-goias-lembra-divida-de-gratidao-com-inter,472120,0.htm), entregando a rapadura para o pessoal do Entregacional de Porto Alegre.