Destaques

quarta-feira, novembro 25, 2009

Corinthians, Lula e 2010

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians, que perdeu de 3 a 1 do Avaí, jogando mal, e de 3 a 2 para o Náutico, não muito melhor, dificultou minha vida esse final de ano. Ele e o presidente Lula. Explico.

Ao perder a chance de disputar o Brasileiro com chances até o final, o foco no Timão passou a ser a montagem do time para 2010 e minha cabeça não pára de girar tentando imaginar qual será time do ano que vem. O problema é que ainda não há elementos suficientes para essa análise. As negociações só devem ser anunciadas oficialmente depois do fim do campeonato e só depois disso é que o esquema vai começar a se desenhar.

O mesmo acontece na política, onde Lula e o PT anteciparam o debate eleitoral para dar mais visibilidade à ministra Dilma Roussef. Montagem dos palanques estaduais com o PMDB, Ciro Gomes em São Paulo, Aécio e o DEM atacando o Serra, e minha cabeça fritando tentando montar o cenário da disputa eleitoral, mais uma vez sem os elementos necessários. As definições só vão começar a aparecer no começo do ano, segundo análises que li por aí.

No futebol, não pretendo gastar muitos caracteres com os nomes que vêm sendo especulados – alguns interessantes, como Iarley; úteis, como Tcheco e Alex Silva; e de potencial explosivo (para o bem ou para o mal), casos de Roberto Carlos e Riquelme. Quando as situações se definirem a gente comenta.

Dá pra falar sobre as carências do time? Um pouco, já que isso depende do esquema tático. Com certeza, em qualquer cenário, faltam dois laterais esquerdos. Considerando o esquema vencedor do primeiro semestre, o time precisaria também de um meia que jogue centralizado e cadencie o jogo (Riquelme? Tcheco?).

Alguns dirão que também falta um reserva “à altura” para Ronaldo, mas acho que isso não existe. Quer dizer, não existe pelo salário que o Corinthians parece disposto a pagar por um reserva. O Gordo não só é responsável pelos gols, mas também é o cara das jogadas imprevisíveis da equipe. O drible, o chute de fora da área, o passe diferente, tudo vem dele. Quem é o centroavante que faz tudo isso? Acho que Mano Menezes terá que pensar numa forma de jogar sem Ronaldo, ou seja, sem um atacante centralizado, pouco móvel e com essas qualidades.

Das esfarrapadas

Diante da falta do que falar sobre o Corinthians, o pessoal anda engolindo qualquer historinha. Aproveitando o espaço, os sãopaulinos estão jogando no ventilador esse papo de que o Coritnhians iria entregar o jogo contra o Flamengo para prejudicar o Tricolor. Ora, vamos falar sério. O Corinthians não tem mais nada o que fazer no Brasileirão faz pelo menos um mês. Por mim, tinha mais é que botar os reservas pra treinar e avaliar o time pro ano que vem. Esse Brasileirão, minha gente, já acabou.

É nessa situação que o Timão enfrenta um Flamengo embaladíssimo e disputando título. É apenas razoável supor que o time carioca vai vir com a faca entre os dentes e os paulistas não. Se isso podia ser dito um mês atrás, o que dá pra falar agora, depois do time perder para Avaí e para o provável rebaixado Náutico, esse último no Pacaembu? Estranho seria se o Corinthians desse o sangue contra o Flamengo, não o contrário.

Essa é a realidade dos fatos. O resto é desculpa antecipada dos sãopaulinos, temendo deixar de ganhar esse título que todos os times parecem fazer questão que eles levem. Se não é o juiz, é o STJD; se não é o tribunal, é corpo mole do Timão. Deviam ficar mais tranquilos e preparar o lugar pro caneco. Ah, sim: e ganhar seus dois jogos, já que é o único time que só depende das próprias pernas.

14 comentários:

Glauco disse...

Esse chororô é engraçado mesmo... Ninguém comenta a "motivação" estranha que o Sport mostrou contra o Palmeiras para empatar o jogo (resultado que o rebaixava). Nem a sanha pelo empate que o Goiás mostrou contra o Flamengo.

Não quer depender do resultado alheio, faça o seu. Ou então vamos acabar com os pontos corridos, que na sua versão tupiniquim (não, não estamos na Europa) favorece o poder econômico das malas brancas e outras nem tão brancas e limpas assim, vide caso Barueri.

Anselmo disse...

a impossibilidade de o corinthians ganhar o título definida há mto tempo realmente antecipou o clima de fim de ano em qeu reinam as especulações.

agora, se o corinthians agiu como o lula, o são paulo age como quem? O serra que não assume a candidatura? o ciro que faz que vai a presidência mas pode ir só a governo (comparável a título e libertadores respectivamente)? a marina silva sei lá por quê?

Renato K. disse...

Também acho que não tem nada que se preocupar com os jogos do Flamengo contra Corinthians e Grêmio - aliás, MUITO mais difíceis do que os do SP.
Lembremo-nos de que o Goiás TAMBÉM não tem mais nada a fazer no Campeonato; sendo assim, de quem é mais fácil ganhar fora de casa - do Goiás ou do Corinthians?
Notem que nem estou considerando a última rodada, porque pra mim, time que quer ser campeão na última rodada não pode nem pensar em deixar de ganhar do lanterna já rebaixado (Ixpó).
É só fazer a obrigação que o caneco vem ...

Marcão disse...

Quanta volta pra falar mal do Sao Paulo e reconhecer que o Corinthians vai mesmo entregar o jogo...

Glauco disse...

É um resultado anormal o Corinthians perder pro Flamengo? Ou é mais difícil mandar mala pro Corinthians do que foi pra outros times?

Nicolau disse...

Ah, pára, Marcão, o torcedor do São Paulo tem mais é que se preocupar com seu time ganhar os dois jogos que tem e correr pro abraço. Tira meu time da boca, rapaz!

Leandro disse...

Se esse bando em que transformaram o Corinthians do 2º semestre conseguiu perder até p/ Sport e Náutico e empatar com o Fluminense, imagine se não conseguiria perder para o Flamengo, mesmo jogando no Pacaembu com cerca de 20 mil malucos, que insistem em ir ao campo ver o time, bem diferente de certas torcidas por aí, que só vão "na boa".

Marcão disse...

Parei, Nicolau. Se chorô, parô.

E pode continuar com meu time na sua boca por quantos posts quiser, se faz tanta questão.

Ps.: Torcedores de times que têm chance de levar o caneco ficarem dando desculpa antecipada pela possível perda do título é de lascar, reconheço, mas outros de times sem pretensão justificando derrota de véspera também não é muito diferente...

Anônimo disse...

Quanta volta pra falar mal do Sao Paulo e reconhecer que o Corinthians vai mesmo entregar o jogo... [2]

Seiji disse...

Quanta volta pra falar mal do Sao Paulo e reconhecer que o Corinthians vai mesmo entregar o jogo... [3]

Glauco disse...

Últimos cinco jogos entre Flamengo e Corinthians: quatro vitórias rubro-negras e um empate. Pelo jeito, faz tempo que o Timão "entrega" pro Flamengo...

Moriti disse...

Ei,a impressão que dá é que esse negócio de mala branca parece que foi inventado pelo São Paulo. E, aliás, se o clube paga tais quantias para outros times perdeream ou ganharem, na minha opinião, é crime do mesmo jeito. Tanto faz se a mala é preta, como se descrevia antigamente, ou branca, como no termo da moda. P
Por acaso é recurso contabilizado pelo clube? Claro que não. Sendo assim, é crime. Se é crime, quem acusa deve provar e quem pratica deve ser punido.
E quanto aos jogos, que se dane se o Corinthians vai perder do Flamengo. O Tricolor deve vencer Goiás e Sport, que não têm mais quaisquer ambições na competição, e levar o título para o Morumbi. Se não ganhar desses dois é porque não merece ser campeão. Simples assim.

Fernando Romano disse...

Quantas voltas alguns comentaristas dão pra falar mal do Corinthians e reconhecer que o São Paulo vai mesmo entregar o caneco...

Leandro disse...

Quantas voltas alguns comentaristas dão pra falar mal do Corinthians e reconhecer que o São Paulo vai mesmo entregar o caneco... (2)

Em relação à segunda parte desta frase cujas palavras tomo como minhas, a "bambiada" do SPFC é possível sim, principalmente, se os Goiabas resolverem pagar a dívida de gratidão que têm (http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,dirigente-do-goias-lembra-divida-de-gratidao-com-inter,472120,0.htm), entregando a rapadura para o pessoal do Entregacional de Porto Alegre.