Destaques

terça-feira, novembro 03, 2009

Um empate, uma risadinha e os riscos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Dentro de um avião era onde eu estava na hora do jogo de domingo. Não vi o empate entre Palmeiras e Corinthians e, em plena terça-feira, todos os comentários foram feitos.

O que vi do jogo foi um motorista de uma van com fone de ouvido soltando uma risadinha. Era o segundo gol corintiano que ele escutava. Só descobri o resultado uma hora depois.

Depois, agora há pouco, longe dali, no centro de São Paulo, um corintiano diz para dois palmeirenses:

– O Corinthians não quer nada no Brasileiro, por isso deixou empatar.

Pode não querer, mas jogou melhor do que o Palmeiras e só sofreu o empate aos 40 do segundo tempo.

Empatados em número de pontos, a liderança do campeonato é definida, após a 33ª rodada, no saldo de gols, já que no primeiro critério de desempate, número de vitórias, há igualdade.

Palmeiras, São Paulo e Flamengo tem três partidas como visitante e duas como mandante. O Atlético-MG é o inverso, duas fora e três em casa.

O Flamengo tem um adversário na zona da degola, três que devem ir à Sul-Americana e o "desinteressado" Corinthians. As aspas são pelo jogo de domingo.

O Atlético-MG é o único livre dos candidatos sérios ao rebaixamento. O pior na tabela é o Coritiba. Mas tem Palmeiras, Flamengo e Internacional pela frente, rivais pelo título ou pela Libertadores.

O São Paulo tem um no G-4 dos pesadelos e o Botafogo que luta para não ficar por lá. Nenhum adversário está na disputa pelo título. O restante mora, hoje, na Sul-Americana.

O Palmeiras tem dois rivais entre os últimos da tabela e o mesmo Botafogo que na mesma situação. Há ainda um que ainda briga pela taça ou, no mínimo, por vaga na Libertadores. Sobrou um na Sul-Americana.

Para mim, a trajetória dos atleticanos é a mais complexa no papel. A mais suave, no mesmo papel, seria a do Flamengo. O que o Palmeiras tem pela frente me parece mais difícil do que o que o São Paulo vê a seguir.

Contra Náutico e Santo André, o Verdão perdeu no segundo turno fora de casa. Não é uma conta favorável. Mas time que quer o título precisa vencer na reta final contra quem quer que seja.

À lista:

São Paulo
Grêmio (fora) só leva a Sul-Americana
Vitória (casa) só leva a Sul-Americana
Botafogo (fora) foge da degola
Goiás (fora) só leva a Sul-Americana
Sport (casa) G-4 dos pesadelos

Palmeiras
Fluminense (fora) G-4 dos pesadelos
Sport (casa) G-4 dos pesadelos
Grêmio (fora) só leva a Sul-Americana
Atlético-MG (casa) disputa o título
Botafogo (fora) foge da degola

Atlético-MG
Flamengo (casa) disputa o título
Coritiba (fora) no limbo entre degola e sul-americana
Internacional (casa) entre a Sul-Americana e a Libertadores
Palmeiras(fora) disputa o título
Corinthians (casa) já na libertadores

Flamengo
Atlético-MG (fora) disputa o título
Náutico (fora) G-4 dos pesadelos
Goiás (casa) só leva a Sul-Americana
Corinthians (fora) já na libertadores
Grêmio (casa) só leva a Sul-Americana

Quem me convence de que estou errado?

10 comentários:

Glauco disse...

Interessante que a tabela do Corinthians tem Flamengo na penúltima rodada e Atlético-MG na última. Se houver disputa de título com esses times a essa altura, será que vai ter um corpinho mole pra prejudicar os rivais do trio de ferro?

Anônimo disse...

seu bambi do cacete

o sao paulo não ganha mais porra nenhuma esse ano

Glauco disse...

Quem é bambi, anônimo, eu e ou o Anselmo?

Moriti disse...

E o que o São Paulo ganhou este ano para "não ganhar mais nada"? Só pra eu saber se perdi alguma comemoração...

Anselmo disse...

ô loco!

xinga a mãe, mas não chama de são paulino (por outro lado, chama de são paulino, mas não xinga de corintiano, mas isso seria outra discussão).

não sei a quem o anônimo acusou de bambi. o que percebi foi uma praga possivelmente alviverde rogada contra o são paulo. "não ganhar mais nada" deveria incluir, na minha visão, qualquer partida disputada. Isso inclui jogos treino, coletivo, dois toques e até bobinho.

Mas é só a minha leitura de uma ofensa descabida. Aliás, isso renderia um bom nome de painel de debates: "Leituras de uma ofensa descabida: uma visão semiótica".

(depois do delírio, onde fica o bar?)

Marcão disse...

Acho cedo para excluirem o Inter-RS, que enfrenta Barueri (fora), Santos (casa), Atletico-MG (fora), Sport (fora) e Santo Andre (casa). Ou seja, um time que luta pelo titulo (Galo mineiro) e quatro que disputam vaga na Sul Americana.

E temos na cola o Cruzeiro, que joga com Sport (fora), Gremio (casa), Atletico-PR (fora), Coritiba (casa) e Santos (fora). Caminho mais facil, pois, destes, o Atletico-PR luta para nao cair, o Gremio sonha com uma improvavel Libertadores e o resto ta na zona da Sul Americana.

Leandro disse...

Se tivesse visto a partida teria conferido o quanto foi prejudicado o Corinthians, caro Anselmo.
Danilo tentou inutilizar Jorge Henrique pelo resto de seus dias e ficou impune, sendo verdadeiramente "presenteado" com um cartão amarelo, apenas, além de não ter sido marcada uma penalidade clara no agora mascarado do Bruno Bonfim.

Glauco disse...

Acho que não vi esse pênalti no Dentinho porque não assisti direito o jogo, mas vi um escandaloso do Renato Silva em um jogador do Barueri na cara do Seneme na partida de sábado.

Nicolau disse...

Também não vi o jogo, o que parece que foi a regra no blog (aliás, a partida teve 18 mil pessoas de público em Prudente, o que leva a considerações sobre a validade do deslocamento). Tava num quiosque na praia quando começou e cheguei numa TV só nos últimos minutos. Pelos melhores momentos, destaco os belos passes do argentino Defederico nos dois gols do Corinthians. Enfiadas de bola no chão, no meio da zaga, a primeira (para o penalti sofrido por Jorge Henrique) de uma boa dúzia de metros. Coisa que não vejo faz tempo no futebol brasileiro.
Outro lance que me chamou a atenção foi a entrada do tal Danilo em Jorge Henrique, brutal, no meio do campo, coisa de serial killer. Sobre o penalti em Dentinho de que fala o Leandro, de fato houve toque de Armero no pé do atacante corintiano. Os comentaristas de arbitragem deram razão ao árbitro porque o toque teria sido involuntário. Pergunto, mais para diminuir minha ignorânica sobre a regra e menos pra chorar o lance, se tem esse papo de intenção nas faltas de contato entre jogadores ou só nas de mão na bola.
De resto, sigo em semi-férias de futebol, só na secação. E fico feliz de saber que a avaliação geral foi de que o Coritnhians jogou melhor que o Palmeras. Esperanças de um bom time no ano que vem, já que esse aqui já era.

Nicolau disse...

Ah, o blog do Cereto traz a notíocia de que o Corinthians pode fazer dois bons negócios pro ano que vem: mandar o Souza pro Atlético MG e trazer o Borges do SP.