Destaques

terça-feira, novembro 17, 2009

Vitoria, saudosismo e inversão de papéis

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Moriti Neto

O comentário chega atrasado, pois não assisti São Paulo x Vitória no sábado. Convidado para um casamento, passando um calor danado e esperando ansiosamente pela festa (que foi regada a muita cerveja, diga-se de passagem) só consegui ouvir alguns lances e saber do resultado por meio de um MP3, que não permitia transmissão de boa qualidade.

Mas como é bom ter amigo fanático por futebol! Pude ver o jogo completo na noite de domingo, pois um camarada “exacerbadamente tricolor” gravou a peleja em VHS (valeu, Marcelinho!). Óbvio que a emoção não foi a mesma, o resultado era conhecido, mas saudosista que sou, tive a chance de contemplar a partida de maneira que lembrava a época dos VT’s completos, tão comuns em outros tempos.

Quanto ao confronto, com a presença de 55 mil pessoas no Morumbi, o São Paulo passou com tranquilidade pelo Vitória. Os 2 x 0 no placar não ilustram o que foi o jogo. O domínio dos donos da casa foi claro. Rogério quase não trabalhou. Hernanes, e principalmente Washington (ô, meu filho, vivo te defendendo como “homem de área” e tu perdes tantas oportunidades?) desperdiçaram vários gols,

O elenco tricolor pode não ser brilhante, mas é forte e equilibrado. O time não depende de super-craques. O conjunto se notabiliza. Para que se tenha ideia, Ricardo Gomes não tinha Dagoberto, Jean, Borges, Rodrigo e Zé Luís à disposição, além de Richarlysson, que estava meia boca, tanto que começou no banco. Hugo entrou no ataque, Adrian González na lateral-direita e Arouca atuou de primeiro volante.

No primeiro tempo, Hugo deveria jogar mais adiantado, mas insistia em buscar a bola no meio, deixando Washington isolado. A solução foi forçar jogadas ofensivas com os homens de meio e os laterais. Hernanes e Jorge Wagner eram as melhores opções. E com bom volume de jogo, numa sobra de bola, o São Paulo fez o gol com seu camisa 7.

Ainda na etapa inicial, em ato de estupidez cavalar, André Dias e Hugo tomaram cartões por trocarem safanões. Ambos estavam pendurados e ficam fora da próxima rodada. É verdade que saíram abraçados ao final da partida, o que não diminui a irresponsabilidade de desfalcar a equipe na reta final do campeonato.

Veio o segundo tempo e Hernanes, logo no início, criou bela jogada, cruzando na cabeça de Hugo, que definiu o resultado. Depois disso, o Vitória se lançou à frente e os são-paulinos tiveram mais liberdade. André Dias e Miranda puseram o ataque baiano no bolso e o meio campo tocava a bola com eficiência e velocidade. O time até subiu de produção nos 45 finais e só não ampliou pela noite pouco inspirada dos atacantes. Apesar disso, a torcida, que fez festa de dar gosto no Cícero Pompeu de Toledo, apoiou Washington, que saiu de campo aplaudido.

O São Paulo jogou bem, foi convincente. Mais do que isso: parece consciente de que precisa de muita aplicação para ganhar o título, pois Flamengo e Palmeiras estão na cola. O Botafogo, próximo adversário, é sério candidato ao rebaixamento. O Tricolor joga fora de casa e terá desfalques, mas uma equipe que almeja a conquista do sétimo título nacional não pode, nestas alturas, perder pontos para times tão fracos como o Alvinegro da Estrela Solitária.

O mais legal de tudo? O Time da Fé estava mal no começo do certame, chegou até a ficar perto da zona da degola, teve recuperação excelente e só depende das próprias forças para ser campeão, fato que espero ser confirmado pela história no dia 6 de dezembro. E é bom deixar de ser secador e passar a objeto de secação. Desde que as pragas – que são abundantes –, não peguem.


Moriti Neto é torcedor do São Paulo e escreve sobre o Tricolor Paulista no Futepoca. Qualquer são-paulinismo exacerbado não é de responsabilidade de quem publica, hehe...

9 comentários:

Fabricio disse...

Só tem uma coisa que chega perto da minha decepção neste campeonato.
É ver, mais uma vez, que o título vai para um time que o merece, mas para uma torcida que não pode-se dizer o mesmo.
Para terem idéia, descobri dois (não foi só um, foram DOIS) são paulinos no escritório esta semana.

Fabricio disse...

Ah, e conforme já falei no twitter: chance do São Paulo perder do Botafogo: 0 (ZERO).

Anselmo disse...

zero são as chances de o são paulo perder do botafogo (2). infelizmente.

os outros times são muito instáveis, fica patético, além de dar muita raiva.

Marcão disse...

Tomara que esteja certo, Fabricio, mas nao partilho do teu otimismo. Ja postei aqui meus palpites, dizendo que o Flamengo pintou como campeao apos calar 100 mil atleticanos no Mineirao, vitoria que da muita moral e que me leva a crer que o time carioca vencera as tres ultimas partidas.

Ja o confronto com o Botafogo sera a final do campeonato para o Sao Paulo. Se roubaram o Palmeiras ao vivo e a cores para todo o Brasil, na cara larga, por que nao fariam de novo pra salvar mais um carioca? Se o Botafogo tivesse vencido na rodada que passou, ate que as coisas ficariam menos dramaticas. Mas agora eles vao suar sangue pra escapar da degola e, se preciso for, vai ter apito amigo, sim. Sem duvida.

O curioso e que o Botafogo pode jogar o titulo no colo do Flamengo, o algoz que vem lhe dando seguidos cascudos em decisoes estaduais. Assim como o Corinthians poderia vencer o Flamengo e dar o titulo ao Sao Paulo - mas essa me parece ser a hipotese mais absurdamente remota do universo. Se for o caso, pra ver a caveira tricolor, os corintianos entregam. Ah, entregam!

Bom, agora so resta torcer, rezar, secar. E depois tem gente que diz que campeonato por pontos corridos nao tem emocao!

Nicolau disse...

Do jeito que o Corinhians vem jogando, não precisa se esforçar pra perder do Flamengo. Mas o São Paulo não precisa se preocupar com isso, só tem que ganhar seus três jogos finais e correr pro abraço. Lamentável, mas o Tricolor deve mesmo levar o caneco.

Moriti disse...

É emoção de sobra, Marcão. Até demais! Preferia que fosse como em 2007, quando ganhamos com 15 pontos de diferença do vice.
Agora, quanto ao lance do apito amigo, concordo que há proteção aos times cariocas, mas como o Fluminense está na disputa direta com o Botafogo, ou seja, dois clubes cariocas brigando para não cair, será que haverá tanta possibilidade de "roubarem" o São Paulo?
Mais uma coisa: no ano passado, o São Paulo foi enfrentar o Vasco, também na reta final do campeonato, em São Januário, e os cariocas já estavam perto de cair. Aquela partida, aliás, foi decisiva para a queda vascaína, pois o Tricolor ganhou por 2 x 1.

Glauco disse...

Proteção pra time carioca? Curioso que a "proteção" ao Fluminense beneficiou o São Paulo. Acho que vocês não lembram de Botafogo e São Paulo no primeiro turno... Ou não lembram de alguns pênaltis não marcados contra certa equipe paulista nas últimas rodadas...

Fabricio disse...

Infelizmente o apito vai sobrar pro Botafogo x Palmeiras na última rodada.

Uanderson disse...

Aí Galera descobri esse blog aki hoje!!

Muito bom o Blog


Acesse aki ó www.saopaulinosdearaxa.blogspot.com

Abs,
Uanderson Leonardo