Destaques

terça-feira, dezembro 22, 2009

Cerveja está liberada para a ceia, diz ambientalista

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A cerveja está liberada para a ceia de natal e ano novo. A análise é de Adalberto Marcondes, jornalista especializado em temas ambientais, quando questionado sobre formas de se garantir uma ceia sustentável, quiçá carbono-neutro.

Foto: Alexandre Jaeger Vendruscolo/Sxc.hu
A principal recomendação são atitudes e consumo preocupados com o ambiente sem "perder de vista que qualidade de vida também é ter acesso a algumas coisas que dão prazer".

Tudo o que emite muito gás de efeito estufa vale a pena ser evitado. Isso inclui vinhos europeus, porque o transporte – especialmente o aéreo – emite muito carbono para alcançar mais de 800 quilômetros por hora em velocidade de cruzeiro. O melhor seriam vinhos orgânicos produzidos o mais perto possível. Mas se não rolar, no máximo chilenos ou argentinos.

Refrigerantes podem ser abolidos. Em seu lugar, a receita são sucos de fruta, porque a produção do "suco negro do capitalismo" usa muito carbono. Pelo jeito, nem água com gás nem tônica se salvam.

No caso da cerveja, vale a mesma máxima do vinho: preferência por marcas orgânicas e produzidas em regiões próximas. A questão é que a gelada não tem jeito de ser substituída à altura. Então, já para a mesa.

Todas as recomendações, incluindo misturas, entradas e acompanhamentos, estão na reportagem de Suzana Vier.

5 comentários:

Olavo Soares disse...

Mais um boicote ao refrigerante que vejo nesse espaço. A situação está atingindo proporções irreversíveis. Sinto-me pressionado, atacado, acuado.

Glauco disse...

Olavo, para de chorar e pega uma serramlate aí pra gente.

Anselmo disse...

há consenso de que fanta uva não? se houver, tenho disposição pra negociar (quem sabe uma água tônica?). Senão, onde vamos parar, meu deus?

Nicolau disse...

Fanta Uva, não.

Brunna disse...

Refrigerante deveria sim, pelo bem da sustentabilidade do planeta, ser abolido. ALeais a rumores que a COP 15 fracassou justamente por não have rum consenso sobre a extinção do dito liquido.

Só para constar a produção de vinho orgânico dos (Bah, tchê) gauchos, que provei no RJ durante a feira da agricultura familiar


Vinhos Barbarano - RS (54) 9142-0972
Vinhos COOPEG - RS (54) 9999-9752
Vinhos Finger - RS (51) 3501-6097
Vinhos e Sucos Bennato - RS (51) 9287-7562
Cooperativa Fonte Nova - RS (55) 3524-1754
Coopernatural - RS (54) 3285-1646