Destaques

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Sobre "raça" e "empenho"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Aos 44 minutos do jogo de ontem entre Fluminense e LDU, o comentarista Neto, da Band, disse: "a torcida do Fluminense tem que aplaudir de pé esse time! Mostrou raça, dedicação, lutou até o final, por pouco não conseguiu e...".

Neto tem razão quanto ao empenho dos tricolores - tanto jogadores quanto torcedores - na noite de ontem. Os últimos, apesar de alguns incompreensíveis espaços vazios no Maracanã, deram um belíssimo show, lançando mão, entre outras coisas, de um grande mosaico que felizmente tem se tornado tradição nas torcidas brasileiras (aí, Jovem, que tal fazer na Vila?).


Mas o que acho que cabe discutir é o quanto os atletas merecem o elogio. Lutaram ontem? Sem dúvida. Mas lutaram para reverter uma situação que eles mesmos causaram. Se um time faz 3x0 e ainda assim não consegue reverter a vantagem do adversário, é porque fez lambança e da grande no jogo de ida, certo?

Chavões à parte, o mata-mata é mesmo o tal "jogo de 180 minutos" de que tanto falam Galvão Bueno e outros narradores. E, portanto, o desempenho tem que ser medido de acordo com tudo o que foi apresentado ao longo da trajetória. O Fluminense foi bem ontem, realmente jogou um bom futebol, mas nada que apague a paulada que levou no Equador. Tanto que a LDU acabou com o título.



3 comentários:

Glauco disse...

Mas, Olavo, cadê o senso de dramaticidade e poesia que o futebol nos traz... A segunda partida é como uma segunda chance que todos nós almejamos em algum momento da vida, aquela forma de se redimir da cagada monumental, do erro estapafúrdio, do ato idiota supremo.

Nós mesmos tivemos esse momento em 95, naquela épica segunda partida da semifinal do Brasileiro quando derrotamos o Fluminense por 5 a 2 depois de termos sido derrotados por 4 a 1 (com dois gols no finalzinho...).

Por isso o Fluminense merece aplausos, por ontem por ter quase revertido o impossível, como também chegou perto o Palmeiras na Libertadores de 1995. Bravo!

Anselmo disse...

correr no 2o jogo indica q os caras se reabilitaram.

mas quem tem q se aplaudido é a torcida do flu. nem com os 5 a 1 eles deixaram de apoiar no brasileirão.

sou até capaz de rever minha teoria do karma do tricolor por te rsubido no tapetão em 2000 (o que o obrigaria a cair de novo pra subir dentro de campo).

Victor disse...

Olavo, para mim que estava praticando minha contravenção básica nas arquibancadas do Maracanã também foram inexplicável os espaços vazios, uma vez que alguns amigos que foram de carona comigo tiveram de ir para as cadeiras por não terem se esgotados os ingressos da arquibancada (um mistério comum no Maraca).

****
Eu sou um dos que defendem o direito da LDU ou qualquer time jogar na altitude. Pô... afinal, o time é de lá, não é? Jogaria onde?
Mas a de se levar em conta que um resultado por lá não é nunca "normal" no futebol. É aquela coisa, não foi meramente desleixo do Fluminense nesse caso.

Eu acho que esse raciocínio se aplicaria melhor para domingo. Se o Flu rodar para o Coxa e tiver um clima de comoção nacional, aí sim, eu acho que vale a ressalva que o time só correu atrás porque não fez antes o dever de casa.