Destaques

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Vereador tucano quer proibir filme de Lula em Curitiba

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O vereador professor Galdino (PSDB) é categórico: "Se fosse contra o candidato do Lula, nem Barack Obama, com a atuação que ele fez nos Estados Unidos, ganharia". O cenário hipotético inclui um ano de 2010 que começaria com a exibição do filme Lula, o filho do Brasil em 500 salas de cinema de todo país.

Para garantir que a disputa presidencial não seja "desleal" e que haja igualdade de oportunidades para os candidatos – quer dizer, para dar chances à oposição – seria necessário barrar a exibição do longa-metragem de Fábio Barreto.

Mas calma, gente! Não é censura, porque seria só até outubro, depois da eleição. "É desleal passar no decorrer deste ano, porque encrustra na cabeça das pessoas desinformadas porque vão pegar através da emoção esse filme", explica.

Foto: Divulgação


Segundo os assessores do mandato, os advogados que analisam o caso acreditam que a ação judicial é possível, desde que sejam apontados os trechos e cenas em que o caráter eleitoreiro fique explícito. A reunião com os juristas deve ocorrer nesta sexta-feira (4).

Ele acredita que Curitiba se tornaria um exemplo para o país, que seguiria a ideia de barrar o filme até depois das eleições.

O vereador parece acreditar firmemente na visão da Veja sobre a maior produção – em termos de recursos captados – do cinema nacional.

Falando em Veja

Deu no blogue do Nassif. O músico Toninho Cruz relata que foi gravar um especial acústico com Zeze di Camargo e Luciano para a Veja Online. Para a surpresa geral, a trilha sonora do filme, "Meu primeiro amor", foi vetada. O diretor do programa disse – sabe-se lá se com ironia, vontade de agradar o patrão ou medo mesmo – disse que poderia perder o emprego.

Será que estão dando importância demais ao filme?

3 comentários:

Sartorato disse...

Importância demais, além da conta. Até porque o filme é ruim. Tecnicamente ruim, digo. O diretor não conseguiu aproveitar nem metade da emoção que a história de Lula poderia provocar no povo.

Adriano disse...

E será que a oposição não entendeu ainda que o Lula não é candidato?
Que tal se concentrar em algo mais construtivo como planos de governo? Quais são as bandeiras da oposição, mesmo? Se for pra "mudar tudo isso que está aí" por "tudo isso que estava aí", vão perder feio...

José Carlos disse...

Eles estão peridos. Querem de toda forma utilizar o cerceamento da liberdade de expressão para fazer que o candidato deles vença a eleição. Manipular é com eles mesmo.