Destaques

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Euforia

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ao longo da tarde, quando me preparava para fazer o "relatório" sobre Santos 5x0 Grêmio Barueri/Prudentino, surgiu a confirmação: Robinho se tornava, novamente, jogador do Santos. Peixe, Manchester City e o próprio Robinho se acertaram na negociação que define o empréstimo do jogador até 4 de agosto desse ano (um dia após a final da Copa do Brasil).

Impossível, então, fazer um texto sobre uma partida do Santos sem citar aquela que é a negociação mais importante do futebol brasileiro no ano.

Mas... acredito que ao pular entre o jogo de ontem e a volta de Robinho, não mudarei de assunto.

Porque o que o Santos mostrou ontem contra o Barueri foi um futebol digno daquele praticado nos tempos de Robinho. Alegre, descontraído - e também produtivo e eficiente. Foram cinco gols e certamente poderia ter havido mais.



Não me recordo de nenhuma defesa do goleiro Felipe. Tampouco consigo dizer se a dupla de zaga composta por Bruno Rodrigo e Durval se saiu bem ou não.

Por outro lado, poderia falar sobre horas a respeito da recuperação de Léo, que fez ontem uma partida como não fazia há tempos e por pouco não marcou um golaço daqueles de merecer placa. É preciso também destacar a eficiência tática e técnica da dupla Wesley e Marquinhos - dois jogadores que sigo sem depositar muita confiança, mas que ontem atuaram bem. Vale também a mesma análise para o futebol do centroavante André.

Mas o que mais merece destaque é a atuação de Neymar. O garoto simplesmente arrebentou ontem. Jogou de maneira encantadora e - o que é mais importante - precisa. Fez firulas vez ou outra, mas mais que isso, jogou para o time. Arrisco dizer que foi a melhor atuação individual no Brasil neste ainda curto 2010.

Ao final do jogo, naquelas entrevistas ainda na saída do gramado, Neymar disse que sua atuação de ontem seria uma homenagem a Robinho, "se ele vier mesmo". Bem, agora Robinho já veio. E certamente se sentirá mais do que homenageado.

Como fica?
A dúvida agora é como será a montagem do time com o retorno do craque. Pensando de maneira simplista e quadrada, para Robinho entrar no time quem deveria sair seria... Neymar. Afinal, ambos são da mesma posição. Mas é impossível tirar o garoto agora.

Dorival Júnior provavelmente armará o time em um 4-3-3 "falso", com Brum, Marquinhos e Paulo Henrique no meio e Neymar, Robinho e André (ou Giovanni, assim que o paraense ficar fisicamente em ordem). Sem André, o time poderia ser montado em um 4-4-2 que teria Robinho e Neymar no ataque e Giovanni no meio. Interessante é ver que o Santos está dispondo de alternativas, coisa que ficou distante de se imaginar no time no último biênio - é só ver que em todas essas suposições nem citei o nome de Madson, o melhor jogador do Santos em 2009.

É, eu tô animado. E todos os santistas também. Pode ser que quebremos a cara, é claro. Mas pelo menos estamos no direito de termos um pouco de esperança...

2 comentários:

Blog do Carlão - Futebol é nossa área disse...

Acho que quem pula nessa história é Wesley.

Anselmo disse...

grande notícia pro futebol brasileiro. se o robinho vier pra jogar bola, o que precisa fazer pra ir a copa.