
Logo na estreia contra o Mogi Mirim, Marcos vai completar 470 jogos pelo Palmeiras. Assim, ficará muito perto de superar o ponta Edu (472 jogos) e o volante Galeano (474) para se tornar o décimo jogador com mais partidas pelo clube. Bem distante do recordista Ademir da Guia (901 jogos), mas só por causa de suas seguidas contusões, pois poderia ter, no mínimo, o dobro de partidas. De qualquer forma, em tempos em que os jogadores mal conseguem passar duas ou três temporadas no mesmo clube, a perenidade de Marcos é um fato raro. Assim como a de Rogério Ceni, que chegará a 874 jogos com a camisa do São Paulo contra a Portuguesa, no domingo. Ele é o recordista absoluto do clube, bem a frente do segundo colocado, o também goleiro Waldir Peres, que jogou 617 vezes pelo Tricolor. Vejam as listas:
Palmeiras
1º - Ademir da Guia - 901 partidas
2º - Emerson Leão - 617
3º - Dudu - 609
4º - Waldemar Fiúme - 603
5º - Waldemar Carabina - 601
6º - Luís Pereira - 568
7º - Djalma Santos - 498
8º - Nei - 488
9º - Valdir de Morais - 482
10º - Galeano - 474
São Paulo
1º - Rogério Ceni - 873 partidas
2º - Waldir Peres - 617
3º - Poy - 565
4º - De Sordi - 536
5º - Roberto Dias - 523
6º - Teixeirinha - 516
7º - Terto - 498
8º - Mauro Ramos - 492
9º - Gino - 447
- Nelsinho- 447
Obs.: Curioso que Leão e Waldir Peres, ambos goleiros, amigos e rivais (como Marcos e Ceni), tenham feito o mesmo número de jogos por Palmeiras e São Paulo, respectivamente, ocupando a vice-liderança nos dois casos.
Ô, Marcão, você esqueceu do Roque Jr. (ver post aqui. Mas se o Marcos e o Ceni jogassem os campeoantos da antiga (mais valorizados e com mais partidas) poderiam ultrapassar muita gente dessas duas listas).
ResponderExcluiruma diferença interessante é q o são paulo não tem uma tradição de revelar goleiros para seu uso próprio, enquanto o palmeiras sim. Não sei avaliar as causas do processo, é uma impressão.
ResponderExcluirNas décadas de 80 e 90, essa disputa entre goleiros dificultou a vida dos titulares. Velloso, Sérgio e César eram muito menos do que Marcos (até o paraguaio Fernandes, el gato, chegou a ser contratado para jogar, mas isso é outra história).
Com Marcos, apenas diego cavalieri se mostrou bom o suficiente pra ameaçar o titular. Por "bom o suficiente" não quero dizer melhor, mas capaz de fazer uma bela sombra e até de deixar Marcos, sem contusão nem problemas de preparo físico, no banco por algumas (poucas) partidas.
Ceni fez sua estreia com o expressinho comandado por muricy, depois teve de esperar a saída de zetti para ser titular absoluto. E só contusões o tiraram. Nenhum reserva o ameaçou nunca como titular.
E em tempos de ídolos fugazes, esses caras marcam a torcida.