Destaques

sábado, janeiro 30, 2010

FSM: Um pé em Porto Alegre outro em Salvador e rumo a Dacar

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Baianas credenciadas (contratadas) pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia distribuem fitinhas de Nossa Senhora do Bonfim aos participantes do Fórum Social Temático de Salvador. É com esse “axé” que começou a edição temática do FSM no dia 29 de janeiro e que segue até o dia 31. A cena se repete nos principais eventos do FSMT-BA.

Mas no credenciamento, as fitinhas disponíveis tinham gravado, em vez de "Lembrança do Senhor do Bonfim da Bahia", “Fórum Social Mundial”. As baianas a caráter também fizeram uma certa figuração em entrevistas coletivas do governador do estado Jacques Wagner no hotel Pestana, neste sábado, 30. É bom constar que cena parecida aconteceu no FSM de 2009, quando os militantes do outro mundo possível eram recepcionados por um grupo de Carimbó no aeroporto de Belém (PA).


Fotos: Brunna Rosa

Muito Axé para os participantes do FSM.

A edição soteropolitana do evento tem como tema "Da Bahia a Dacar: enfrentar a crise com integração, desenvolvimento e soberania” e conta com seminários em hotéis, que aprofundam o debate sobre a crise do sistema capitalista, além de outros eventos que discutem alternativas ao neoliberalismo.

Em tempo
O Camarão feito com cerveja em Salvador é um bom pedido. Embebecidos durante cinco minutos na cerveja e depois empanados para fritar, a iguaria tem muito mais aceitação quando ingeridos junto a copos do fermentado – o que não foi o caso como comprova a foto.

Mas, voltando ao assunto Porto Alegre.....

Ainda deu tempo de experimentar – mas não de postar – a cerveja artesanal feita de trigo, Schlau. A produção é feita pela cervejaria Schmitt e ostenta acidez com notas cítricas, é também mais leve do que a outra produção degustada, a Big Ale, oriunda da mesma cervejaria. Fica a curiosidade: o nome Schlau significa esperto, inteligente em alemão, que hipoteticamente estaria representado pelo personagem no rótulo.


Schlau e Coruja, duas artesanais gaúcha. Em Salvador ainda sem sinal dos líquidos. Será que em Dacar conseguiremos achar cervejas artesanais?

E para finalizar as degustações, simplesmente por falta de tempo, experimentei o chopp coruja, no bar da própria cervejaria. São duas versões, a premium com 6.5% de álcool e a pilsen, com 5.5%. Melhor a Pilsen, que por sua vez era mais saborosa que a cerveja em garrafa. As curiosidades ficam pelo prazo de validade da cerveja, 20 dias, e pela necessidade de refrigeração a todo momento.

Agora, pela frente, vêm as cachaças baianas.

2 comentários:

Anselmo disse...

salvador tem um problema q é a força da distribuição da nova schin, primus e nobel. difícil escapar.

que venham as cachaças.

agora, domingo tem Bahia e Bahia de Feira de Santana em Pitaçu, na capital. Acho que o Futepoca deveria cobrir a estreia de Edilson, o capetinha.

Marcão disse...

Ô, Brunna, dê mais detalhes sobre a coruja (consistência, sabor etc). Fiquei curioso.