Destaques

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Gaúchos das Copas no FSM

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Os participantes do Fórum Social Mundial e curiosos de toda ordem podem conferir, na Usina do Gasômetro, a exposição “Os Gaúchos nas Copas”. A mostra narra a história das 18 Copas do Mundo e a participação dos gaúchos. Com a tradicional marca gaudéria, a mostra se apresenta desta forma:
“O Rio Grande do Sul registra uma relação expressa de paixão com o futebol. É uma fartura de glórias: campeonatos brasileiros, continentais, mundiais, Copas do Brasil, interestaduais, além de bons estádios, boa organização, torcidas maravilhosas. Já ganhamos tudo, inclusive vestindo a camiseta canarinho do país”.

Então tá né!



Seeeeeeeguuuuraaa Tafarel! E Dunga, o atual técnico da seleção brasileira e eleito o mais bem vestido da história da República. Dois expoentes da geração 90 de gaúchos na Copa. Fotos Brunna Rosa


Além de relembrar os fatos da memória gaúcha no futebol, como a história de jogadores como Alcindo (1966), Carpegiani (1974) e Falcão (1982), a exposição também relata a participação da cidade de Porto Alegre na Copa de 1950, quando recebeu duas partidas (Iugoslávia 4 x 1 México e Suíça 2 x 1 México).
Bahh, agora é só se preparar para 2014, com o chimarrão na mão, né!


Big Ale Schmitt, mais uma artesanal gaúcha. Foto: Brunna Rosa

Em Tempo

Na noite desta quarta-feira, 27, o Internacional estreou no Gauchão com o time titular. O resultado foi o placar de cinco a zero para o colorado em cima do Juventude. Aliás, segundo o Datamanguaça, o número de gaúchos que e suas camisas de time está em uma proporção de 8 colorados para 2 tricolores gremistas nas ruas de Poá. Parece que a auto-estima dos torcedores do Inter anda mais elevada que a do rival... .
Aproveitando o clima de festa na Cidade Baixa, experimentei mais uma cerveja artesanal gaúcha, a Schimitt. Reza a lenda que Gustavo Dal Ri iniciou a produção de cervejas em sua própria casa, há 20 anos, através de uma receita fornecida pela vizinha, descendente de alemães. Atualmente são seis tipos de cerveja Schmitt, porém provei apenas a Schmitt Big Ale, com quase um litro e 4,5% de teor alcólico. Com dupla fermentação (na própria garrafa), a cerveja tem um sabor encorpado, de cor alaranjada e quase cítrico. Não agradou o paladar nada refinado da minha pessoa..

1 comentários:

Anselmo disse...

o bordão é "vai que é sua taffarel" e nao "segura". mas deu pra entender.


traz umas schimitt pra gente experimentar.