Destaques

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Rio Branco 0 X Santos 4 - uma goleada mais que simbólica

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Se a vitória do Santos por 4 a 0 contra o Rio Branco é para ser vista com algumas reservas, dada a fragilidade do adversário, é sempre bom estrear com goleada. Ainda mais analisando o contexto, um time com uma dupla de zaga nova, com dois atletas retornando de empréstimo e, acima de tudo, um grupo tentando apagar a péssima imagem do ano passado quando, das dez últimas partidas, venceu apenas duas no Brasileirão. No entanto, a partida de ontem no Pacaembu foi carregada de simbolismos, com algumas cenas que permitem ao santista vislumbrar um futuro melhor e esquecer os últimos trágicos dois anos.

Se o Rio Branco poderia oferecer alguma dificuldade com sua forte marcação, Paulo Henrique Ganso, em uma finalização pra lá de feliz, facilitou tudo logo aos 2 minutos de jogo. Aos 19, André passou para Ganso, que cruzou para Neymar fazer. Um trio de garotos que, junto com Wesley, se movimentou o tempo todo sem a bola, abrindo espaços importantes na defesa adversária.

Ali, a toalha já estava jogada e o Rio Branco pouco assustava. Após o intervalo, o torcedor se agitava, menos por conta da partida e mais para ver o retorno de Giovanni, impaciente no banco. Quando Dorival Júnior pediu para os reservas se aqueceram, a agitação tomou o Pacaembu. Que lembrou, aliás, outra partida, contra o Oeste de Itápolis. Na ocasião, todos que estavam no estádio olhavam para o banco, esperando a hora que Mancini fosse colocar o garoto Neymar para fazer sua estreia como profissional. Agora, não era a vez do aluno, mas sim do professor.



Aos 13, o técnico o chama. Ele entra aos 15 e precisa de cinco minutos para mostrar a que veio. Domina a bola, dá dois toques nela no ar e vê a chegada de Ganso na área. Aliás, o garoto que ele mesmo indicou para o Santos. Toca na medida e sai o terceiro gol.

O jovem artilheiro se vira e aponta para o eterno dez, agradecido pelo presente. O veterano, emocionado, é abraçado por todos os jogadores. Dentre eles, um feliz Roberto Brum que, assim como Giovanni, também havia sido expurgado por um técnico vaidoso e autoritário que acredita no velho lema do “dividir para reinar”, expulsando do elenco qualquer um que tenha ascendência sobre os jogadores.

E é a cena da comemoração do terceiro gol, mais do que o gol em si, que fica na memória. Retrata um grupo unido, comprometido, e feliz. Ao contrário do cenário de desolação que se arrastou durante muito tempo na Vila Belmiro, culminando com a derrota para o Cruzeiro na Vila. É cedo para falar, mas hoje ao menos o torcedor do Santos pode ter esperança. Algo importante porque, há pouco tempo, até isso lhe era negado.

*****

Embora o jogo tenha sido fácil, mais ainda com a expulsão do zagueiro Kléber, aos 11 do segundo tempo, é possível avaliar algumas deficiências e virtudes do time na estreia. Se Brum fez bem o papel de volante à frente da zaga, Rodrigo Mancha, na função de segundo homem de marcação no meio, foi lento em alguns lances e faltoso de forma desnecessária em outros. Pará também não tem condições de ser titular do time, algo que já havia ficado patente em 2009. Se Léo não tiver condições físicas para suportar toda a temporada, a lateral-esquerda precisará de mais um reforço.

5 comentários:

Olavo Soares disse...

Impressionante é também o fato dos quatro gols terem sido GOLAÇOS.

Sim, o Rio Branco não é parâmetro pra nada. Mas tivemos um biênio 2008/9 tão sofrido, que começar uma temporada bem já é um alento pra gente.

Brunna disse...

Bom começo de campeonato paulista. Goleada para alguns e espanto para outros. Afinal vale registrar que os curtintias empataram com o time que foi proibido de levar bandeiras do Che para o estádio
e o São Paulo, bien.... O Ceni chutou pra fora! Viva! Viva!

Marcão disse...

Sim, Brunna, muito bom. Eu prefiro que o time comece perdendo e termine ganhando. Mas o fiasco do São Paulo é consequência daquilo que postei outro dia, do Ricardo Gomes mudar o esquema pra dois zagueiros sem laterais que protejam a defesa. Bom, não assisti o jogo, por isso vou aguardar o post do Moriti. Mas não penso que a situação vá melhorar para o meu time nas próximas rodadas, não.

Glauco disse...

Se começar perdendo for bom então Mogi Mirim, Mirassol, Oeste e Rio Branco saíram na frente no campeonato...

Mas é isso mesmo, Olavo, pelo que foi o ano passado, não só resultado mas o futebol jogado já dão alguma esperança de, ao menos, ver espetáculos interessantes.

Anselmo disse...

ganhar de goleada sempre é bom. na estreia, ajuda mais.