Destaques

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Derrota de José Serra seria boa para o PSDB?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Texto de Wanderley Preite Sobrinho, do portal R7, traz uma curiosa avaliação de Vitor Emanuel Marquetti, professor de ciências políticas da PUC-SP: a derrota de José Serra (foto) nas eleições presidenciais deste ano pode ser boa para o PSDB, porque pode "ajudar o partido a se encontrar como oposição". Fiquei intrigado com isso. É fato que Serra é centralizador e líder máximo do PSDB paulista (ou melhor, paulistano), grupo que costuma atropelar as aspirações políticas de lideranças tucanas de outras regiões do país - vide Tasso Jereissati, Aécio Neves etc, etc. Mas penso que uma derrota do PSDB nas eleições presidenciais, seja com quem for, seria a morte do partido. No mínimo, teriam que mudar de nome, como o ex-PFL/DEM. Alguém vê algum sentido na análise de Marquetti?

3 comentários:

Anselmo disse...

essa análise me lembrou outra: ainda em dezembro, o zé dirceu fez uma análise semelhante em outro âmbito, MInas gerais. ele dizia que os mineiros não perdoariam aécio por impedir que o estado tivesse um candidato a presidente. "Não há como reverter esse grande prejuízo eleitoral à candidatura paulista de Serra".

voltando ao caso: uma derrota impõe mudanças. como vc citou, o PFL, encolhido em 2006, mudou de nome, de marca, de presidente e de programa (sic) de partido. Mas não necessariamente redefiniu a posiçõa que ocupa.

O PT perdeu em 1989, 1994 e 1998 e continuou PT. Se o PT deixar de ser situação federal, também passaria por maus bocados.

Daí a afirmar que uma derrota seria boa pra um partido, é complicado.

é o tipo de análise que você tenta impor ao outro lado. É que nem quem, pra fazer troça do corinthians, disse que seria bom ir pra série B em 2007 pra se reorganizar.

Julio disse...

O PSDB não existe, são um bando de canalhas a tentar rapinar o erário no país. Serra será devidamente estraçalhado nesta eleição

Sartorato disse...

Se a derrota murchar o grupo do tratorzão, pode ser bom para o partido. Será a oportunidade do PSDB de se modernizar perante o eleitora. Mas reitero: bom para o partido. Para o Brasil, não. Corremos o risco de acabar acreditando na tal renovação e comprar gato por lebre.