Destaques

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Bomba!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), resolveu decretar hoje - tardiamente - o estado de calamidade pública no Distrito do Jardim Helena, região de São Miguel que engloba, entre outros, o Jardim Romano (foto) e o Jardim Pantanal. Para quem não sabe, o Jardim Romano foi um dos bairros pobres inundados há mais de um mês e meio para evitar o alagamento das marginais e do Cebolão, conjunto de obras que o governador José Serra (PSDB) pretende inaugurar o mais rápido possível, antes de deixar o cargo para disputar as eleições (se não acreditam que essa ação foi proposital, leiam essa reportagem aqui). E o Jardim Pantanal - com extensão ao Romano - é o local onde, há dois meses, 450 litros de esgoto por segundo passaram a alagar todo o bairro, quando uma estação de tratamento da Sabesp deixou de funcionar. Os moradores culpam o governo do Estado, que até agora não fez nada. Pois bem: visitando a vizinha cidade de Itaquaquecetuba, ouvi boatos de que, no Jardim Romano, pessoas estariam comprando dinamite para explodir a Barragem da Penha, em protesto contra o alagamento proposital que poupou as obras na marginal e com o descaso de José Serra. Espero que seja só boato. Mas eu não condeno totalmente quem, numa situação trágica e de abandono como essa, chega a pensar em reagir com uma ação tão desesperada.

4 comentários:

Brunna disse...

São exatamente 63 dias de chuva. 70 mortos e mais de 25 mil desabrigados. Uma estatística assustadora.

Anselmo disse...

Desde o dia 8 dezembro o jardim romano e jardim pantanal tem áreas alagadas que simplesmente não escoam. parte das casas já são consolidadas, têm escritura e tudo.

parte dos moradores chama o alagamento que completa dois meses na próxima segunda feira de "ataque" porque acham que o governo do estado e a prefeitura os querem fora dali. O motivo: o parque estadual do Tietê, o maior parte linear do mundo, conta com esta área de várzea, mas que em algum momento foi liberada (formal ou informalmente) pra ocupação e habitar.

nao sei se querem inaugurar o parque, mas vale pedra fundamental e tudo.

tentar inaugurar tudo é estratégia eleitoral de qqr pré-candidato. mas o caso é bizarro.

Tem bastante coisa sobre o caso q tbem merece link, especialmente do azenha, que dão ideia da calamidade:
Defensoria Pública de SP responde ao ataque do Estadão
Combater as enchentes punindo as vítimas
Cerqueira César: Enchentes em SP refletem falta de governo
Jardim Pantanal pede processo criminal contra governo de SP por enchentes
Aumentam suspeitas de leptospirose nos bairros alagados há mais de 40 dias em SP
Justiça determina que Sabesp esclareça inundações por 40 dias em SP
Zona leste de SP volta a sofrer com enchentes; situação é pior que em dezembro

Glauco disse...

Vocês só veem o lado ruim das coisas, mas olha a sensisbilidade social do governador: reduziu o imposto para iates e veleiros (ver aqui). É o princípio do balsa-família...

Brunna disse...

EU acho que o Futepoca tem que fazer a campanha: "Serra: queremos o IPI reduzido para barcos, botes e canoas!"