Destaques

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Brasil poderá ter time de futebol gay

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


O Comitê Desportivo LGBT Brasileiro está em busca de jogadores de futebol para baterem bola fora do armário. A ideia é que o time jogue amistosos e paticipe da Copa de futebol gay, promovida anualmente pela Associação Internacional de Futebol de Gays e Lésbicas (IGLFA).

Para incentivar os atletas, o CDG Brasil apelou para a rivalidade com nossos hermanos argentinos. Segundo o comitê, já existiria uma partida marcada para ser realizada em São Paulo no mês de maio contra o Los Dogos, equipe portenha vencedora da última Copa Mundial Gay.

E a competição não é única direcionada para o público LGBT, existe ao menos mais duas. O Gay Games, que contará com 34 modalidades esportivas em competição na edição deste ano, em Colônia, na Alemanha, e o Word Out Games, que na edição de 2009, em Copenhague, reuniu seis mil atletas.



Los Dogos, time de futebol gay argentino quer enfrentar o time gay do Brasil
. Candidatos acessem aqui.
Link

É importante não confundir a iniciativa de times e competições para homossexuais de "orientações" como a do juiz Manoel Maximiano Junqueira Filho, do caso Richarlyson, afirmando que jogadores homossexuais devem formar seu time e iniciar sua Federação para poder jogar. Os times de futebol gay contribuem para promover a visibilidade LGBT através do esporte e, por consequência, o enfrentamento dos preconceitos. Só na IGLFA se reunem 80 equipes de 20 países, que lutam pela visibilidade e combatem declarações como a do douto jurista ou do ex-técnico da seleção da Colômbia, Jorge Luis Pinto, que se diz contra os gays no esporte.

4 comentários:

Anselmo disse...

é importante evitar piadas também com torcedores de certos times de futebol.

mas é difícil.

o futepoca já defendeu q a copa do mundo gay de 2010 fosse na capital paulista

Marcão disse...

Registrando que na sexta-feira (05/02) Campinas inaugurou a primeira escola gay do país, com cursos de criação de zines, revistas, criação literária, dança, música, TV, cinema, teatro e performance drag.

Gustavo Amigo disse...

Homosexualidade continua sendo um tabu no futebol. O cara pode bater na mulher, ser acusado de estupro, tudo muito bem aceito, mas se o cara disser que é gay, tá fora do negócio. O único jogador a assumir ser gay foi o Inglês Justin Fashanu, que se matou tempos depois.

Sartorato disse...

Tá, então não é pra falar que a capital paulista já tem, há décadas, um time apto a participar.