Destaques

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Luxemburgo não vence um clássico há mais de um ano

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Como o Cruzeiro não perde para o Atlético-MG desde 2007 em estaduais, a imprensa, depois do triunfo azul sobre o Galo só falou do tabu entre os dois times. Mas se esqueceu de um que diz respeito ao técnico atleticano: a derrota de domingo foi a quarta seguida em clássicos e já são nove sem vencer por três times diferentes.

Era um 8 de fevereiro de 2009 quando Vanderlei Luxemburgo, então comandante do Palmeiras, tinha sua última vitória em um clássico regional. Foi um rotundo 4 a 1 no fraco Santos de Márcio Fernandes (no futuro, perguntarão "quem é esse?"). Depois disso, o Alviverde empatou em 1 a 1 com o Corinthians, com direito ao primeiro gol de Ronaldo, o Gordo, pelo Timão e, ainda na primeira fase do Paulista, perdeu para o São Paulo por 1 a 0. Nas semifinais, duas derrotas para o Santos que tinha Neymar (ou "filé de borboleta" para Luxemburgo): 2 a 1 na primeira partida e um novo 2 a 1 na segunda. Nesta, o "gênio" reclamou que a arbitragem protegia Neymar. Teve ainda um empate sem gols com o Tricolor paulista no Brasileirão.

Dispensado do Verdão, Luxa foi treinar o então time de Marcelo (quase) Eterno Teixeira e disputou três clássicos no segundo turno do Brasileirão. Perdeu todos com uma marca incrível: as três derrotas foram de virada. Um 2 a 1 para o Corinthians, 4 a 3 para o São Paulo e 3 a 1 para o Palmeiras. Foi embora no fim do ano, sem deixar saudades na Vila (com algumas cada vez mais raras exceções) e assinou com o Galo mineiro.

Agora, a sequência é coroada com a derrota do Atlético-MG para o Cruzeiro por 3 a 1 no domingo. Nove partidas, dois empates e sete derrotas. Mas não tem problema, desabafa-se com banana para a torcida rival (embora Luxa negue o gesto, dizendo ter feito algo semelhante ao "aqui é trabalho, meu filho", como pode se ver na imagem ao lado).

E, claro que em mais um arroubo delirante de imodéstia, o douto treinador não deixou de alfinetar o atual rival esbravejando: "E a verdade também é que eu saí do clube [Cruzeiro], e não ganharam mais nada lá. Para a torcida do Cruzeiro me gozar, tem de ganhar alguma coisa de mim". Ou seja, não só o treinador esquece que o time chegou a uma final de Libertadores em 2009 (algo inédito na carreira de Luxa) como também ignora os títulos mineiros que a Raposa conquistou, desrespeitando seus colegas de trabalho. O torcedor atleticano já sabe: se Luxemburgo for campeão estadual, não comemorem. Afinal, segundo ele mesmo, o título "não vale nada".

5 comentários:

Marcão disse...

Luxemburgo reeditou Dodô, que deu uma banana pra torcida do São Paulo em 1998.

Sobre o Luxemburgo, o que mais me surpreende não é ele resistir em reconhecer sua decadência. Mas sim o fato de os clubes ainda acreditarem nele...

Nicolau disse...

Eu sempre fico impressionado com o egocentrismo do cara. A torcida do Cruzeiro vai gozar da torcida do Atlético, os treinadores são só funcionários das duas instituições.

fredi disse...

Nunca defendi o Luxemburgo e não vou defender agora.

Mas o problema é que muitos jornalistas, como o Juca Kfouri, estão levando a birra pessoal com o Luxemburgo para bater no Galo.

E não só ele.

Anselmo disse...

franca e constante decadência.

Glauco disse...

Fredi, não é você que tem birra pessoal com o Kfouri, rs? Se for levar pra esse lado fica fácil, o post se refere ao Luxemburgo em três times diferentes e, mesmo quando ele estava no meu time, jamais o aliviei por isso. Seria uma forma adulterada de "patriotismo" que pra mim não serve.