Destaques

domingo, fevereiro 07, 2010

Mesmo ainda desconjuntado, Timão vai bem e goleia

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Tá legal, foi contra o Sertãozinho, mas 4 a 0 sempre é um placar a ser comemorado. Especialmente se considerarmos os autores de dois dos gols do Corinthians na partida deste sábado, no Pacaembu.

Falo especialmente de Marcelo Mattos e Edno, duas contratações que não vinham mostrando muito do futebol que se espera deles. Eles marcaram respectivamente o terceiro e o quarto tento da goleada, que havia sido aberta por Chicão e Jorge Henrique ainda no primeiro tempo.



O time foi a campo com a formação que me parece mais próxima da titular, já que Mano Menezes ainda mantém uma política de rodízio nessa fase de preparação: Felipe, Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Marcelo Mattos, Elias, Tcheco (Jucilei) e Jorge Henrique; Dentinho (Morais) e Iarley (Edno). Troque Dentinho ou Iarley por Ronaldo, veja quem está melhor entre Marcelo e Ralph de primeiro volante, e deve ser mais ou menos isso.

Com a proximidade da estréia na Libertadores, que será dia 24, frente ao Racing (URU), no Pacaembu, Mano promete acabar com o mistério já na próxima partida, contra a Portuguesa, dia 13, no Canindé. Deve levar todos os titulares, fora o Gordo, que ainda recupera forma física depois de lesão muscular na coxa.

Potencial

Como faz tempo, muito tempo que eu não escrevo, cabe falar mais do time em geral doque desse jogo especificamente. O foco, sem dúvida, é a preparação e a montagem do time. Por isso o tal do rodízio.

A partida mais importante até aqui, contra o Palmeiras, teve avaliação prejudicada pela expulsão precoce de Roberto Carlos. Mesmo assim, destacou-se a qualidade da defesa, que segurou a pressão (bastante carente de criatividade, é fato) do Porco até o final. Contra a Ponte, o meio campo com Jucilei (mais preso), Edu, Danilo e Boquita, num 4-4-2, ficou bastante lento. Eu teria trocado Boquita ou Danilo por Defederico.

Dos jogadores novos e dos nem tanto, Ralph me surpreendeu positivamente pela velocidade, marcação e noção de cobertura. Roberto Carlos está bem e melhorando, fez sua melhor partida contra o Sertãozinho. Iarley é bom, mas não sei se resolve jogando de centroavante. Talvez Mano precise inventar um jeito de jogar sem atacante de referência na ausência de Ronaldo. Um cara que eu queria ver no time titular é Edu. Sou fã do estilo dele, de bons passes, cabeça erguida, porte elegante. Achei que ele foi bem contra a Ponte, mas ainda não merece a vaga.

Dos velhos, Jorge Henrique segue muito bem, assim como Elias. A zaga, que no segundo semestre do ano passado parecia perdida, se acertou de novo e vem bem com Chicão e William.

Mesmo assim, ainda desconjuntado e mudando meio campo e ataque a toda partida, o Timão ronda a liderança do Paulista. Isso mostra a qualidade individual do time – e a fraqueza dos adversários. Com a tranquilidade e consciência que lhe são próprias, Mano avalia positivamente os avanços do time, mas não o bastante para a Libertadores: “Estamos disputando a fase de classificação do Campeonato Paulista e temos um desempenho bom para a fase de classificação do Campeonato Paulista.” A partir do sábado de Carnaval, deve dar pra ter uma idéia melhor do que virá.

2 comentários:

Leandro disse...

"O foco, sem dúvida, é a preparação e a montagem do time. Por isso o tal do rodízio."

Caro Nicolau, mas essa montagem não teria começado (ou, pelo menos, deveria ter) no meio do ano passado, quando resolveram jogar no lixo um título brasileiro bastante provável para "iniciar a montagem" de um time para o ano do centenário, bem como, para o torneio continental recentemente vencido pela equipe de Marta e cuja necessidade de obtenção virou uma obsessão e uma unanimidade rodrigueanamente burra de uns quinze anos para cá?

Anselmo disse...

uma goleada é bom pra isso, pra quem não tá bem também fazer gol.

mas o corinthians tá com bastante opção.