Destaques

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Pelada

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Felipe; Maranhão, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Robinho, André e Neymar. Esse foi o time do que o técnico Dorival Júnior mandou a campo ontem, para o duelo entre Santos e Naviraiense-MS pela Copa do Brasil.


Quando, durante a semana, se confirmou a escalação, elogios pipocaram entre todos os santistas, inclusive este que vos escreve. Afinal, parecia que esse era o onze ideal do Santos, o melhor que se poderia fazer com o (bom) grupo à disposição do técnico. Enfim, um time de respeito, para consolidar o bom futebol que o Santos vinha mostrando neste curto 2010.

Mas quando a bola rolou... meu Deus do céu, o que foi isso. O jogo de ontem foi a pior partida do Santos nesse ano. Pior, inclusive, que a derrota para o Mogi Mirim (a única do ano até agora), e que o enjoativo empate em casa com a Ponte Preta.

Gramado ruim, retranca excessiva? Esses dois fatores existiram, mas não dá pra atribuir o mau desempenho a eles. Sou mais culpar quem é de direito, os próprios jogadores do Santos. Neymar fez ontem seu pior jogo com a camisa peixeira, sem sombra de dúvidas. Paulo Henrique também esteve apagado. Maranhão, que precisa se garantir como titular, foi tímido. E o goleiro Felipe estava louquinho pra entregar a fatura.

Apesar de tudo, não cabem análises apocalípticas. Reitero o que disse no início do texto: o time de ontem é ótimo e tem tudo pra ganhar todos os títulos que disputar. Só, como torcedor, espero que a cota de más atuações tenha sido esgotada ontem...



No fim das contas, o aspecto mais pitoresco do duelo de ontem foi a reação dos jogadores do Naviraiense quando do término da partida. O 1x0 a favor do Santos não eliminou precocemente os sul-matogrossenses, e eles virão a Santos tentar passar de fase. O que foi comemorado como um título entre os jogadores. Alguém que ligasse a TV e não soubesse do contexto da partida jamais entenderia o que estaria acontecendo.

6 comentários:

Marília disse...

Dá para entender a alegria dos naviraienses e outros tantos times do país que não recebem apoio. É semelhante ao que o Juventus do Acre pretendia ontem... Não serem eliminados para poderem ir a BH conhecer o Mineirão... =(

Marcos disse...

Fico imaginando o Nivaldo acessando o Futepoca e se ouriçando com o título "Pelada". E a cara de decepção na sequência...

Anselmo disse...

o nivaldo já teve menos moral no futepoca.

essas fases da copa do brasil têm 3 funções.
1) criar sacos de pancada para times grandes;
2) permitir "jogos da vida" de times pequenos, em que não são derrotados por dois ou mais gols de diferença; e
3) gerar zebras históricas, como a do Asa de Arapiraca sobre o meu Palmeiras.

Ontem o Naviraiense foi a segunda opção. acontece e está longe de ser um problema.

Glauco disse...

A partida foi feia mesmo, mas o Santos teve mais, muito mais volume de jogo e chegou a ter posse de bola de 77% no primeiro tempo. Acho que o risco de zebra em um gramado excelente como o da Vila Belmiro é bastante baixo. Deixa os homens do Naviraiense tomarem umas brejas na praia, caramba!

Marcão disse...

Opa, então temos outra função para esta fase da Copa do Brasil:

4) Permitir aos jogadores desconhecidos de times dos mais remotos rincões conhecer o mar e tomar uma breja na praia.

Eu concordo.

Eduardo Maretti disse...

Não dá pra falar pragmaticamente desse jogo com o Naviraiense. Neymar, Ganso (nossas duas maiores joias hoje) e outros tavam mais a fim de terminar o jogo inteiros pra jogar domingo, contra o Corinthians, do que de golear os matogrossenses. Acho até que Dorival poderia ter logo tirado Neymar, Ganso e Léo pra guardar pra domingo. Os atletas do Naviraiense saíram de campo comemorando o quê? (Visivelmente) O privilégio de conhecer a Vila Belmiro, de poder jogar num dos templos do futebol. Isso a Copa do Brasil tem de bonito. Nâo é tão grave ganhar esse jogo só de 1 a 0. O elenco do Peixe vai trocar um treinamento a menos numa tarde quente qualquer de Santos por um jogo a mais com o Naviraiense...