Destaques

sábado, fevereiro 20, 2010

Serra contra a liberdade de imprensa

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ué! Mas não era a Dilma a ameaça à liberdade de imprensa?

Então, de acordo com uma nota do Blue Bus (que provavelmente é o veículo mais distante de coloração política que eu poderia citar aqui), não. Uma nota publicada ontem informa que o Discovery Channel quer usar o desabamento nas obras da Linha 4 do Metrô - que matou 7 pessoas - em um documentário.
Só que o Metrô, leia-se Governo Estadual, impediu que os técnicos do IPT que trabalharam no laudo técnico da tragédia dessem entrevistas.
Abaixo, a nota completa:

O desabamento nas obras da estaçao do Metrô Pinheiros (zona oeste de Sao Paulo) em 2007 pode virar documentário no Discovery Channel. A ressurreiçao do assunto, no entanto, esbarrou na direçao do Metrô. No mês passado, produtores do canal tentaram entrevistar dois geólogos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), responsáveis pelos laudos do acidente. O instituto, que se pronunciou à imprensa na época da conclusao dos laudos, proibiu seus técnicos de falarem ao canal. Na ocasião, o Discovery argumentou ao IPT que queria enquadrar a tragédia da cratera do Metrô em um documentário sobre desastres naturais, mas, mesmo assim, nao obteve as entrevistas. O IPT, via assessoria de imprensa, diz que, para se pronunciar, depende da autorização do Metrô. Alega que há uma cláusula de sigilo em seu contrato sobre o trabalho executado no acidente da Linha 4.

4 comentários:

fredi disse...

Thalita, fico pensando, caso o pesadelo Serra na presidência ocorra (sai, capeta), o que dirão nossos colegas jornalistas quando ele não responder a nenhuma pergunta mais crítica, ser mal educado com é toda vez que é confrontado e ligar para as redações pedindo a cabeça dos jornalistas, prática a que recorre com assídua frequência.

O povinho da grande imprensa, que faz de tudo para eleger o coisa ruim, terá muita saudade do Cara.

Thalita disse...

saudade nada. Pela reacao dos "colegas" quando a jornalista da TV Brasil foi agredida verbalmente pelo Serra, tah todo mundo satisfeito em ser tratado como morador do Jd. Romano (opa!). Deve ser costume em levar bucha do editor quando o reporter nao chega depois da apuracao com a tese pre-definida.
(ps: nao posso dizer que eu tenha passado por algo assim por onde trabalhei, mas tb nao cobri politica, editoria em que os maiores absurdos contra a verdade sao cometidos)

Marcão disse...

Fredi, acho pouco provável isso acontecer, pois os coleguinhas já sairão das redações com as perguntas mais simpáticas e "levantadoras de bola" possíveis, como você bem destacou naquele post sobre a cantoria do (des)governador com o Datena. E os outros colegas, que trabalham para veículos críticos, não serão atendidos nem pela assessoria. Ou seja: o mesmo que ocorre hoje aqui em São Paulo.

Anselmo disse...

contratos com cláusulas de sigilo até são normais, usadas com frequência. Só que é mesmo muito complicado quando isso ocorre com questões de interesse absolutamente públicos.