Destaques

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Timão tem vitória tranquila e com dois gols de Souza

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A vitória do Corinthians sobre o Mogi Mirim, por 3 a 0, fora de casa, trouxe algumas boas notícias para os torcedores alvinegros, coisa que o empate em 1 a 1 contra a Portuguesa, no último sábado, no Canindé, não parece ter conseguido.

Desde a semana passada Mano Menezes tem afirmado que pretende levar a campo a melhor equipe que conseguir, para começar a dar forma ao time que considera titular. Contra a Lusa, contusões de Dentinho, Danilo, Defederico e a suspensão de Roberto Carlos atrasaram os planos. Nessa quarta, a coisa pareceu começar a ter contornos mais claros. Mesmo assim, foi a nona formação diferente do time na temporada.



A defesa vem bem, mesmo alternando os jogadores, e deve ser, nesse sentido, exemplo do que Mano quer para o resto do time. Ontem, teve Paulo André (seguro) no lugar de William, além da estréia de Moacir pela lateral direita. O rapaz foi bem na defesa, não deu problemas na saída de bola, mas foi afoito nas poucas vezes em que desceu ao ataque, errando dois cruzamentos toscos. Roberto Carlos vem jogando bem defensivamente e ontem fez pelo menos duas boas jogadas de ataque, uma delas resultando no gol de Chicão, o terceiro.

No meio, Ralph voltou ir muito bem na marcação, com velocidade e noção de cobertura. Mas Marcelo Mattos me parece ser um pouco melhor na saída de bola. Elias é absoluto na outra vaga de volante, marcando e articulando com eficiência e regularidade.

Tcheco parece ser o principal nome para a meia, seja centralizado, seja caindo pela direita, como aconteceu ontem. Ao seu lado, um pouco mais livre, Morais fez uma excelente partida, puxando algumas tabelas com Souza e Jorge Henrique.

Os dois atacantes também tiveram boa participação. No caso de Jorge Henrique, autor de belíssimo passe para o segundo gol de Souza, não é novidade. O baixinho tem sido, ao lado de Elias e da dupla de zaga, o motor do time. Mas para o centroavante, dois gols na mesma partida é um feito inédito com a camisa do Timão. Souza fez o pivô como sempre, fez algumas tabelas, se mexeu, apareceu. Mas dessa vez, botou duas pra dentro. Tomara que a zica tenha ficado pra trás.

Defederico entrou bem no segundo tempo, para descansar JH. Saíram boas tabelas com Morais e alguns lances perigosos. Gosto do futebol do argentino. Iarley e Edu também entraram, mas foram discretos.

No geral, atuação bastante segura. Mano parece estar organizando o time num 4-4-2 mais tradicional, com um meia mais organizador, recuado, e outro mais livre. Na vice-liderança (provisória), com 18 pontos e nove formações utilizadas até aqui, o investimento em vários bons atletas parece estar dando resultados.

Sábado tem o Rio Branco no Pacaembu e quarta estréia na Libertadores, contra o Racing Club, do Uruguai, também no estádio municipal. Parece que Ronaldo, o Gordo, deve jogar pelo menos um tempo contra o time do interior, pra pegar algum ritmo para o torneio continental. Boa notícia.

3 comentários:

Marcão disse...

A boataria deu o Souza como quase certo na Vila Belmiro, no fim/início de ano. É esforçado, mas tá mostrando resultado como centroavante de área. Será que não teria encaixado bem no azeitado elenco santista?

Glauco disse...

Prefiro muito mais o André, que é jovem, sai da área quando preciso, e pode melhorar mais tecnicamente.

Marcão disse...

Sim, por isso que frise o fato de serem diferentes, o Souza joga fixo na área. E talvez pudesse ser opção, no Santos, para quando uma partida exigisse esse tipo de jogador, mais oportunista. Bom, sei lá. Eu não ia querer no meu time - rsrsrs.