Destaques

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Três pontos e um futuro promissor

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Santos venceu o Oeste por 2x0 neste sábado mostrando um futebol eficaz. Menos vistoso que o da partida anterior, contra o Barueri; mas igualmente preciso e necessário para o alcance dos três pontos.


Se dessa vez não houve "encanto" no sentido mais forte da palavra, o que ficou foi a apresentação da equipe em termos táticos. Dorival Júnior escalou o Peixe com um eficaz losango no meio campo, em cujo vértice inferior estava Rodrigo Mancha, no superior Paulo Henrique Ganso e nos lados Marquinhos e Wesley. Estes dois, aliás, apresentaram ótimo futebol - algo que felizmente contraria as expectativas deste humilde escriba. Pará e Léo foram bem nas laterais, André cumpriu seu papel na frente e a dupla Bruno Rodrigo e Durval novamente foi pouco exigida.

Vale falar do futebol de Neymar e Paulo Henrique Ganso. Neymar arrebentou. Mesmo. Mostrou precisão nos dribles e uma maturidade rara para um garoto de sua idade. O segundo lance do vídeo abaixo mostra bem o que foi a atuação dele. Sofreu uma chegada firme do zagueiro, mas se levantou e foi pra cima, criando um lance venenoso. Apanhou o jogo inteiro, e também ouviu poucas e boas dos adversários. Sei lá, acho que ele causa inveja.

Já Ganso... mais uma vez, foi mal. Arriscaria dizer que foi o pior atleta do Peixe no duelo contra o Oeste. Também havia ido mal contra o Barueri. Não estou dizendo que deva sair do time, longe disso; mas quando um grande jogador vai mal em duas partidas consecutivas, acaba nascendo uma preocupação.



A atmosfera na Vila Belmiro estava bacana: mais de 10 mil torcedores (eu fui um deles), o que, sabemos, é coisa rara por lá. E a torcida não teve pudores para entoar um "olelê, olalá, o Robinho vem aí, e o bicho vai pegar" no final do jogo. Sinal que há um clima bem positivo, uma sinergia se consolidando entre time, torcida e diretoria. Bom para o Santos.

2 comentários:

Marcão disse...

O Santos tá jogando o fino da bola do meio pra frente, me arrisco até a dizer que, no momento, é o time mais arrumado/bem acertado entre os quatro "grandes" de São Paulo. Mas é preciso relativizar, pois o nível dos clubes do interior tá bem sofrível. Ontem eu vi alguém fazendo um comentário bem sensato em relação ao São Paulo, que empatou com o Sertãozinho (penúltimo colocado): não importa se jogou com o time reserva, empatar com uma equipe tão fraca como essa é inadmissível. O Santos vai mostrar ao que veio nos clássicos. E vai atropelar o São Paulo sem fazer esforço. Se devolver só os quatro que levou no Brasileiro será lucro para o Tricolor. E se o Robinho jogar, três vira e seis acaba - na melhor das hipóteses...

Anselmo disse...

taí. um time mais arrumado e, até agora, com menos cobranças do que outros. digo até agora pq com Robinho, tende a haver uma fase de lua de mel mas que depende de resultados e atuações pra se estender.

acho difícil prever como Robinho vai se sair no santos sem que isso soe como uma grande tentativa de secá-lo. Então, faço assim: seco em silêncio.