quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Várzea – a bola rolada na beira do coração

Imagem: Reprodução da Agenda Cultural da Periferia

É no terrão mesmo que rolam os verdadeiros campeonatos brasileiros. O futebol de várzea alimenta os sonhos da molecada, que joga nas ruas pensando em um dia vestir a camisa do time do coração, da seleção brasileira ou só do time do bairro mesmo. É o palco das festas no finais de semana de muito marmanjo e garante emoção e diversão nos espaços da periferia brasileira.

A várzea não é só o lugar onde a grama não resiste à chuva, é o samba, a poesia, hip-hop, o churrasco, a cervejada e, claro, o cenário de muitas histórias do futebol. E ao menos as da periferia paulistana estão agora presentes no documentário independente “Várzea – a bola rolada na beira do coração”, do poeta e arte-educador Akins Kinte. O documentário estreia no dia 8 de fevereiro na galeria Olido, centro da metrópole chuvosa, e contará com um circuito de exibição periférica, que pode ser conferido aqui.
Se eu estivesse pelas terras alagadas, certamente iria! A dica tá dada..

Um comentário:

  1. Parece ser foda o documentário! Com certeza, se também estivesse pelas terras alagadas, iria prestigiar.

    Tive o prazer de produzir um mini-documentário sobre o futebol de várzea aqui em Minas no ano passado. Realmente o amador ainda guarda um encanto que o profissional vem perdendo a cada dia.

    Segue o link pra quem quiser conhecer um pouco mais da várzea mineira: http://www.youtube.com/watch?v=F9Z3Fv3nfmo

    Abs!

    ResponderExcluir

Opa! Seu comentário é bem-vindo no Futepoca. A gente prefere comentários assinados. Para isso, há dois métodos. Uma opção bem simples é clicar na caixinha à esquerda de "Nome/URL" e escrever seu nome. Pra xingar, prefira o e-mail.