Destaques

sexta-feira, março 05, 2010

10, e contando

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Santos venceu ontem o Paulista por 3x2, no Jaime Cintra, lá em Jundiaí. Não assisti ao jogo. Fiquei na base do rádio, então os comentários que se seguirão sobre a partida têm como principal referência a transmissão da Rádio Bandeirantes, capitaneada por José Maia e Antonio Petrin.

Segundo eles, o que se viu no interior foi uma boa partida. Apesar da péssima campanha que faz, o Paulista foi pra cima do Peixe e buscou sufocar o adversário - o que conseguiu de maneira ainda mais precoce do que o esperado, com um gol logo aos dois minutos. Ainda no primeiro tempo o Santos empatou com Wesley; virou, já na segunda etapa, com Paulo Henrique Ganso, sofreu o empate por intermédio de Julinho e viu Robinho decretar a vitória aos 23 do segundo tempo, com um belo gol.



Já que não posso falar muita coisa sobre o jogo propriamente dito, discorro sobre suas consequências. A primeira é o fato desta ter sido a décima vitória consecutiva do Santos. É um recorde histórico. Mais que isso, só conseguiu o time de Pelé, em 1968, quando ganhou por 12 vezes initerruptas.


É aquele tipo de marca que muita gente vai contestar: "pô, ganhando do Naviraiense e do Jundiaí, até eu". Questiono, então: se é "até eu", por que só o Santos detém a marca? Todos os grandes estão jogando campeonatos regionais e enfrentando times inexpressivos, e só o Santos conseguiu esse feito. E vale ressaltar que na lista dos derrotados pelo Peixe estão os rivais São Paulo e Corinthians. Ou seja: pode não ser nada "decisivo", mas também não é pouca coisa.

O que também não é pouca coisa é o fato do Santos estar praticamente assegurado nas semifinais do Paulistão. Hoje, o Peixe tem 11 pontos a mais que o São Caetano, o quinto colocado. Pode-se dizer que apenas uma hecatombe tira o clube da fase decisiva. O exemplo do Palmeiras, que voou na fase classificatória e depois sucumbiu diante do próprio Santos no ano passado, não deve ser esquecido; então, a partir do momento em que se iniciarem as semifinais, começa outro campeonato. Mas a melhor decorrência dessa classificação antecipada - e talvez até mesmo o primeiro lugar, que possivelmente se confirmará - é a possibilidade de testar outras formações e dar descanso a jogadores muito exigidos. Bom saber que o Santos terá liberdade para tal.

2 comentários:

Glauco disse...

Só vi o segundo tempo, mas Robinho, mesmo cansado de viagem, decidiu, como fez terça-feira pela seleção.

Marcão disse...

"10, e contando"? Cuidado, Olavo, que na patrulha desse blogue ainda vão te acusar de "arrogância santista"...