Destaques

terça-feira, março 16, 2010

20 anos do plano que calou os eleitores de Collor

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Aquela foi a festa de aniversário de criança mais desanimada que já presenciei. Eu estava vestido todo de preto, mas com sorriso de orelha a orelha. No dia 16 de março de 1990, a equipe econômica do presidente Fernando Collor de Mello, empossado no dia anterior, anunciava um plano econômico que congelava depósitos do overnight, das contas correntes e das cadernetas de poupança que excedessem a 50 mil cruzados novos, o equivalente, na época, a 1.300 dólares (quase 2.300 reais na cotação atual). Dezenas de milhares de pessoas ficaram sem qualquer dinheiro ou fonte de renda, perderam o que tinham, adoeceram ou simplesmente se mataram. Até a Veja assustou (foto). Ainda hoje não fizeram um levantamento documental mais detalhado da extensão daquele desastre chamado Plano Collor.

Mas basta dizer que, no segundo semestre de 1990, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro desabaria para -7,8% e, nos dois anos seguintes, a economia perderia 2 milhões de empregos. Muito por causa disso os 35 milhões de eleitores que levaram Collor ao poder não fariam a mínima questão, em 1992, de sair às ruas para defendê-lo quando a sequência da escândalos o levou à renúncia. Uma imagem célebre do engodo que todos os eleitores do Collor se tocaram ter caído foi a inacreditável entrevista da ministra da Fazenda, Zélia Cardoso de Mello, e do presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, aos jornalistas Joelmir Betting e Lilian Witte Fibe. Ali ficou nítido que a equipe econômica do governo não fazia a menor ideia do que se tratava o plano que haviam acabado de impor ao país. Desesperador.

Pois então, foi naquele clima de estupefação geral da nação que eu fui com meus pais a uma festinha de criança na Associação do Banco do Brasil (AABB), na cidade onde nasci, em Taquaritinga (SP). Com 16 anos recém completos, eu havia acabado de tirar o título de eleitor e me preparava para votar em Plínio de Arruda Sampaio para governador. Nas eleições de 1989, Collor havia conquistado quase a totalidade de votos locais. Houve só uma passeata, dos colloridos, com metade da cidade. Eu e um amigo subimos no muro da minha casa para agitar uma bandeira do PT e levamos uns cascudos. Meu pai, que tinha um adesivo do Collor no carro, me deu uma sonora bronca. E todo mundo tirou sarro da gente quando o alagoano derrotou Lula.

Mas aí veio aquele 16 de março fatídico. Na festinha, só as crianças brincavam e eu sorria, degustando cerveja. Os convidados, em sua maioria médicos, conservadores e eleitores do Collor, nada falavam. Os semblantes eram de velório. Meu pai não perdeu nada, pois não tinha dinheiro guardado. Mas travou seu discurso político conservador por mais de dez anos. E eu, alertado previamente para não tocar no assunto, só podia sorrir. Mas sorri bastante.

Ps.: Quem também deve ter sorrido naquele dia foi o aniversariante José Dirceu, integrante da coordenação da campanha de Lula em 1989.

3 comentários:

Fabricio disse...

Então no momento em que o cidadão mais corrupto da história do país anunciava um plano que prejudicaria praticamente toda a população você gostou e sorriu?

É cada uma.

Marcão disse...

Sim, Fabricio, e não me arrependo nem um pouco. Eu ri da cara de quem tinha votado nele. Disseram que o confisco seria a primeira coisa que o Lula faria se fosse eleito e quebraram a cara com o caçador de marajás. No dia, ainda não se tinha ideia da extensão desastrosa do plano e de tudo o que ia acontecer. Por isso eu ri - pra não gargalhar na cara de quem compareceu àquela festinha de aniversário.

Anselmo disse...

acho pertinente a crítica ao comportamente relatado pelo marcão. é que, narrando desse jeito, parece uma coisa mto urubu, mto "quanto pior, melhor", que tanto caracteriza 9 em cada 10 oposições em qqr tempo (a outra que sobrou, aderiu à situação).

ocorre que não acredito que o sorriso do jovem e quase impúbere Marcão se devesse ao plano collor. Tudo explica-se pelo fato de que ele era o único com um copo de cerveja na mão, enquanto os priminhos ainda não tinham idade pra isso. Foi uma espécie de redenção que, metaforicamente, se relacionava com a situação.

todo mundo com dinheiro confiscado com cara de merda. alguém que tivesse grana em mãos estaria feliz.
toda criançada querendo ser grande pra tomar uma e só o marcão de latinha na mão.

metáfora, pô!