Destaques

quinta-feira, março 11, 2010

O Santos e a arte do futebol

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Quem é o Naviraiense, perguntará o leitor ao saber da goleada de 10 a 0 que o Santos aplicou sobre o adversário na Vila Belmiro. É a mesma equipe que há poucos dias aguentou o time sensação do momento e perdeu apenas por 1 a 0, forçando uma partida de volta e comemorando como se fosse um título a ida para Santos.

Mas o destino às vezes é cruel, veja o exemplo da política. Se Geraldo Alckmin se sentiu vitorioso ao forçar um segundo turno contra Lula em 2006, provavelmente desejaria uma derrota logo de cara para não ter que passar pela humilhação de ter menos votos na segunda volta do que na primeira. Os jogadores do Naviraiense devem ter sentido o mesmo, refletindo que talvez tivesse sido melhor perder por dois a zero em Campo Grande para aliviar o sofrimento que viria depois.

Mas, como diriam os alemães, “Es muss sein!”, tem que ser assim! Os atletas conheceriam a praia, mas também se defrontariam com um time ávido, obsessivo por gols. Não só por gols, por espetáculo, por arte, por graça.

Há muitos times que conseguem goleadas contra adversários fracos ou desmotivados. Às vezes, nessas partidas legítimos pernas-de-pau se consagram marcando inúmeros tentos e até atletas que nunca marcaram fazem o seu. Difícil mesmo é manter um estilo de jogar, é encantar e, acima de tudo, respeitar o oponente como se ele fosse de fato um igual. Só grandes de verdade fazem isso. E o Santos fez.

E se Jorge Mautner já dizia que “quem segura o porta-estandarte tem arte, tem arte” o nosso artista-mor era Neymar. Desarmou, passou, deu assistência, tabelou, fez gols. Gol não, o sétimo do Peixe não era só um gol. Era uma improbabilidade física, um devaneio, uma epifania. Se existe algum grau acima de gênio, o garoto alcançou naquele momento, embora ele tenha feito parecer tão fácil desenhar o lance, tal qual um peladeiro de fim de semana na praia do Itararé.



Alguém que tenha conseguido chegar até aqui na leitura do texto deve estar pensando “mas que exagero!”. Santistas mesmo podem ponderar “melhor não ficar enchendo a bola dessa molecada, olha o salto alto...”. Aí devo invocar Manuel Bandeira, que dizia - ou gritava - em Poética: estou farto do lirismo comedido. Futebol quando é arte é feito para se admirar, para gozar, para sentir prazer. E se meu time faz isso, porque vou colher adversativas como “mas, porém, todavia...”. É preciso ser menos adversativo e mais assertivo com esse grupo que comemora cada feito com tanta alegria e desprendimento que um torcedor menos atento não conseguiria identificar no meio deles quem foi o autor do gol.

Se vierem títulos, ótimo, se não, vou mesmo assim ficarei feliz. Em 1995, desci a serra depois de sair do Pacaembu e fui comemorar na Praça Independência, em Santos, não um vice campeonato, mas o futebol que meu time jogou - e muito bem - durante aquele Brasileiro, com uma partida inesquecível. E é muito bom saber que viria um futebol ainda melhor do que aquele, como vi em 2002/03 e agora.

*****

Técnico mesmo, de verdade, é aquele que olha pros seus jogadores, enxerga as características de cada um e pensa: qual o melhor jeito desse time jogar? Sai de cena e deixa os artistas brilharem, mesmo tendo o seu dedo em boa parte do que acontece, como é com um bom diretor cinematográfico. Não quer aparecer mais do que os atores e vibra com cada atuação dos seus pupilos. Como santista, agradeço a Dorival Junior por ser assim.

*****

Veja também:

- Santos 10 X 0 Naviraiense - "Os maiores perdedores da noite foram corinthianos e flameguistas ocupados com suas partidas na Libertadores que não puderam ver a exibição santista que infelizmente não teve a pompa e circunstância suficiente para todo mundo assistir."

- Números - "Robinho 7, Neymar 11, PH 10, Madson 17, André 9 e Marquinhos 8. Como nos anos 60…"

13 comentários:

André Augusto disse...

Lógico que é louvável se ganhar de 10. Não é todo dia que isso acontece. Mas acho que há um oba-oba excessivo com esse Santos. Na boa, só houve 2º jogo pq o Santos foi incompetente no primeiro. E o time de MS foi nulo no ataque, não testando a defesa santista - calcanhar de Aquiles dessa leve equipe, que pratica o futebol bonito da meia pra frente.

Vamos ver numa reta final como se comporta a molecada.

Marcão disse...

Geraldo Alckmin, santista de quatro costados...

Mas eu tinha acabado de chegar em casa e posto o feijão com orelha de porco e bacon pra cozinhar quando me lembrei de que quarta-feira costuma ter jogo na TV. Sem saber de quem, liguei na Globo e tava passando o jogo do Corinthians. Tendo que adiantar o arroz e ajudar minha filha, que terminava a tarefa da escola, não prestei muita atenção. E como aquela modorra não saía do zero a zero, acabei mudando de canal até encontrar o jogo do Santos, na Band.

Ainda custo a crer no que vi. Depois de anos e anos vendo partidas arrastadas, sofríveis, toques de lado, recuos para a defesa e muita falta de objetitividade, tomei um susto ao ver os santistas jogarem. Todo mundo marcando a bola em cima, inclusive zagueiros, meias e laterais, desarmando e partindo pra cima com toques rápidos. Tava 1 a 0 mas, em 5 minutos, vi mais três gols.

Como o post observa, o Naviraiense é fraco, óbvio, mas estava bem postado em campo, tocando certinho, valorizando seu papel assumido de coadjuvante. Mas o Santos estava impossível, qualquer time seria goleado ontem. Arrisco dizer que, fosse o São Paulo, meu time, teria levado pelo menos 3 ou 4 gols. E que gols! Não me contive e liguei para o santista Glauco na mesma hora, como quem precisa perguntar a um amigo: "-Você está vendo o que eu estou vendo???".

Sem mais. Isso sim é futebol. Não interessa o adversário, a competição, o placar. O Santos deu um show de bola, uma aula de como jogar futebol. É principalmente isso o que me atrai nesse esporte: espetáculo, arte, plasticidade. Todo mundo jogou bem, todos merecem aplauso - inclusive, como observa o post, Dorival Júnior. Mas repito a pergunta que fiz ao Glauco: "-Quem é esse André, hein? Que baita jogador!".

Parabéns, santistas. Parabéns, futebol brasileiro. Um jogo desses merece uma bela comemoração no fórum adequado. Até lá!

Thalita disse...

nao posso ver os gols! maldito acesso internacional bloqueado

Bia disse...

Como você bem colocou, o gol do Neymar foi tão absurdo que deixou aquela sensação de que qquer um faria... Até Glauco Faria..hahaha
Eu tenho orgulho de ser santista. Um dos únicos clubes do mundo que faz questão de jogar um futebol bonito... Prefiro isso aos títulos do "estrategista", com jogadores sofríveis e goleadas de 1x0...

Victor disse...

Thalita, Deus salve o Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=VYmuMGdCBuo

Victor disse...

Se nada garante que o Santos ganhará alguma coisa ou que o Santos continuará jogando assim, nada garante também que perderá.

Se os maus-céticos (sim, porque se um cético deve duvidar de tudo, ele não deve fechar os olhos às evidências por isso) querem colocar poréns nas exibições do Santos, devem lembrar que o Peixe está com no mínimo as mesmas chances dos demais.

Marcão disse...

Bia, sem querer rimar, mas "até o Glauco Faria" é passível de cartão aqui na comunidade. Que podem ser permutadas para meia dúzia de Serra Malte no fórum adequado. Boralá?

Nicolau disse...

Realmente, uma maravilha de jogo do Santos. Muito diferente do questionável pragmatismo do meu time...

André Augusto disse...

A Portuguesinha meteu sete fora de casa outro dia e não teve oba-oba. Mesma Lusinha que quase quebrou esse Santos no meio outro dia aí.

Jogam bonito: Jogam. Tem pontencial: tem. Mas, vamos ver até onde vai essa molecada, boa do meio pra frente, e inversamente proporcional na defesa.

Glauco disse...

André, eu, particularmente não sei aonde vai chegar e acho que nem o Robério de Ogum sabe. Goleadas, como falei, todo mundo dá. Teve um time outro dia que meteu cinco com dois frangos do goleiro e uma bola mal dominada por um atacante. Botafogo e São Raimundo fizeram sete gols hoje. E daí? Nessas duas partidas teve alguma magia? Você, não sendo torcedor de alguma das equipes envolvidas, sentiu prazer em ver os jogos?

É essa a questão, ter prazer em ver um rival jogar. E se for o seu time, o prazer vai ser dobrado. O que as pessoas falam é que é legal ver o Santos jogar. Time jogando feio e sendo campeão tem em quase todo campeonato (o próprio Santos foi assim no Paulista de 2006, por exemplo). Mas eu prefiro ver esse time. Muita gente prefere. É uma questão de gosto, não de apostar em corrida de cavalo pra ver quem vai chegar em primeiro.

André Augusto disse...

Não tiro o mérito da beleza, mas das circunstâncias. É legal ver o Santos quebrar paradigmas. Mas ainda acho que tá muito longe desse estardalhaço todo. Culpo os exageros, não o futebol bonito. Tomara que os times se espelhem - e se aperfeiçoem - vendo um time como esse jogar.

Marcão disse...

Finalmente o número de comentários conseguiu ultrapassar o placar do jogo na Vila...

cazzo fontoura disse...

CAZZO FUTBLOG - CRÔNICAS DE FUTEBOL

Nesta edição: "Nado Sincronizado 10, Remadores de Canoa 0"

acesse: www.cazzofutblog.blogspot.com