Destaques

terça-feira, março 30, 2010

Pilsen brasileira tá no mesmo nível das sem álcool

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ao passar o olho por uma materinha do Jornal da Tarde sobre mais uma pesquisa envolvendo cerveja, não foi o resultado que me chamou a atenção. Segundo a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cervejas brasileiras têm vitamina B9, importante no combate à anemia e doenças cardiovasculares. Entre os três tipos analisados, a malzbier foi a que apresentou melhor resultado. E aí que está o detalhe: com mais que o dobro de vitamina B9 do que as cervejas pilsen e sem álcool nacionais. A pesquisadora e engenheira de alimentos Ana Cecília Poloni Rybka, coordenadora da pesquisa, observou que "a cerveja sem álcool apresentou teor abaixo, porém similar ao teor encontrado em cerveja pilsen, tanto de folatos como de compostos fenólicos". É isso mesmo: "abaixo, porém similar".

Concordo que ter mais ou menos vitamina B9 não faz a menor diferença para nós, manguaças, que combatemos a anemia com os mais variados "frutos do bar" (batata frita, manjuba, linguiça, costelinha, salsicha, ovo cozido, Calafrango, dobradinha do Tom Cat, X-Elvis etc). Mas a similaridade entre as pilsen brasileiras mais consumidas (Brahma, Skol, Antarctica etc) e as sem álcool (Lieber, Kronenbier) nesse quesito não deixa de ser curiosa. Porque, cada vez mais, parece tudo a mesma coisa...

7 comentários:

Anselmo disse...

peraí! as pielsen brasileiras tão no mesmo nível das sem álcool em termos de vitamina B9? tem uma diferença grande aí...

mas no próximo teste cego do Futepoca, graças a este post, os ébrios jurados terão de degustar pelo menos uma cerveja sem álcool misturada às demais.

David disse...

Opa, eu quero participar do próximo teste hein? Aceitam convidados?? rsrsrsrs

Glauco disse...

Fizeram um teste com cervejas com e sem álcool (ver aqui) e os quatro avaliadores tiveram mais acertos que erros ao identificar quais tinham álcool. Ou seja, por pior que sejam pilsen "comerciais" de cá, o gosto é bem diferente das sem álcool.

Aliás, no mesmo teste, só uma marca com álcool ficou atrás de uma sem álcool.

Nicolau disse...

Marcão manchetou que nem a Folha, hein?

Glauco disse...

A propósito, a dobradinha do Tom Cat e o X-Elvis são inesquecíveis. Meu sistema digestivo se agita só de lembrar.

Olavo Soares disse...

"Combater a anemia" foi um eufemismo sensacional. Passarei a usar.

Nicolau disse...

Calafrango também era bão!