Destaques

terça-feira, abril 06, 2010

92% dos jornalistas aprovam governo Lula. Será?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Depois da pesquisa suspeita da Datafolha, que distanciou Dilma Rousseff quase dez pontos do José Serra (curiosamente, às vésperas do tucano deixar o governo de São Paulo para disputar a presidência da República), outro resultado nos surpreende agora, no início de abril. Segundo pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), realizada durante três semanas no mês de janeiro, 92% dos profissionais de imprensa do país aprovam o governo Lula. O estudo, intitulado "A cabeça do jornalista: opiniões e valores políticos dos jornalistas no Brasil", ouviu 212 jornalistas de 70 veículos, distribuídos em 42 municípios de 22 estados, mais o Distrito Federal.

A iniciativa dos pesquisadores Daniel Marcelino, Lúcio Rennó, Ricardo Mendes e Wladimir Gramacho apontou que 44% dos jornalistas consideram o governo Lula regular, 40% bom, 8% muito bom, 4% ruim e 3% muito ruim (o 1% que fica faltando deduz-se que seja dos que não sabem ou não quiseram responder). Entre os 212 profissionais ouvidos, a cobertura jornalística do governo tem sido adequadamente crítica para 46%, muito crítica para 35% e pouco crítica para 19%. A distribuição dos veículos de imprensa por setor foi: 69,3% de jornais impressos, 10,4% de TVs, 9,9% de rádio, 6,6% de internet e 3,8% de revistas.

Relevante é a conclusão dos pesquisadores de que "essa avaliação revela que prevalece uma visão pouco crítica por parte dos jornalistas sobre a atuação dos meios de comunicação no Brasil, principalmente sobre vieses ideológicos e erros nas coberturas". E pondera ainda que "o único senão é a visão preponderante de que o processo de influência sobre o conteúdo da cobertura é excessivamente centralizado em donos de empresas e diretores e editores de redação, reduzindo o número dos que participam no processo decisório sobre a pauta e conteúdo das reportagens".

"Também é interessante perceber que há uma ampla visão de que anunciantes e políticos são muito influentes nas decisões internas dos meios de comunicação", assinala o trabalho acadêmico. Sobre o posicionamento ideológico dos jornalistas entrevistados, 52% deles se declaram de esquerda ou centro-esquerda. Apenas 12% se dizem de direita, e 23% se posicionam como de centro. Dos entrevistados, 13% não conseguiram ou preferiram não se posicionar. Devem ser os tucanos enrustidos.

2 comentários:

Glauco disse...

Acho que a pesquisa comprova o que o Lula falou na entrevista no Canal Livre que diz que os jornalistas sofrem censura, na verdade, dos donos dos veículos de comunicação. Pra quem ainda duvidava que isso fosse verdade, taí.

Anselmo disse...

todas as vezes em que me dispus a responder a pesquisas deopiniao, não pude fazê-lo. Tipassim, to andando na rua, vem um entrevistador e pede:
– ô moço, responde uma pesquisa?
– Ah, bora.
– Idade, sexo, estado civil...
(...)
– Trabalha ou trabalhou nos últimos seis meses em agência de publicidade ou similar.
– Não.
– Trabalha ou trabalhou em veículo de imprensa, jornal, TV ou rádio.
– Ãhn, sim?
– Desculpe, mas o sr. nao pode participar.

Jornalista nao é confiável respondendo pesquisa.