Destaques

quinta-feira, abril 15, 2010

Oito

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Há coisas que podem acontecer exatamente do jeitinho que esperávamos, sem que nos surpreendam em nenhum instante. E, mesmo assim, sejam mágicas, encantadoras, inesquecíveis.


Foi o que aconteceu nesse Santos 8x1 Guarani recém-terminado pela Copa do Brasil.



De um lado, um Santos que vem arrasando, é semifinalista do Campeonato Paulista e tem enfiado implacáveis goleadas ao longo da temporada. Do outro, um pífio Guarani que sequer conseguiu ficar entre os oito melhores da segunda divisão estadual. Por mais que houvesse o discurso politicamente correto de que "cada jogo é um jogo", "se o time chegou até aqui é porque tem mérito", e por aí vai, esperar uma goleada santista era algo completamente viável. E foi o que aconteceu.

O Santos sufocou o Bugre desde o início. O time, idêntico ao que entrou em campo contra o São Paulo, conseguia preencher todos os espaços do campo e praticamente não deixou o adversário pegar na bola. Wesley, pela direita, e Léo, pela esquerda, foram laterais que souberam dosar com precisão subidas ao ataque e a cobertura da defesa. Paulo Henrique Ganso e Marquinhos, os dois meias avançados, também pressionaram a saída de bola alviverde e colaboraram para que o Santos tivesse a iniciativa do jogo em todos os momentos. E o trio ofensivo Neymar, Robinho e André (substituído no intervalo por Marcel) também soube colaborar para o combate no campo de ataque - além de apresentar seguidos lances marcados pela genialidade.

Deixo Arouca para um capítulo à parte. É impressionante o que o ex-são-paulino vem apresentando. Num Santos marcado pela ofensividade e pela genialidade de garotos formados na própria base, acaba sendo difícil falar de um volante. Mas o que Arouca vem apresentando merece mais respeito. Ele marca, inibe o adversário, sai jogando e volta e meia arrisca alguma jogada de maior ofensividade - assim, inclusive, sofreu o pênalti que acabou originando o primeiro gol do Santos. Tá cedo para falar, o ano está em seu início, mas Arouca dá significativos passos para se tornar o principal jogador de sua posição atuando no futebol brasileiro.

6 comentários:

Thalita disse...

O problema do Arouca no Sao Paulo era o excesso de concorrencia, naquele time que soh tem volante. No Santos parece que caiu como uma luva.

Marcão disse...

Como dizia um flâmula que meu cunhado santista comprou logo após o Paulistão de 84, e que fazia trocadilho com o slogan de um programa de TV, "Santástico, o Show da Vila". É exatamente isso, sem mais comentários.

Fabricio disse...

Taí uma troca boa para todo mundo. Arouca no Santos e Rodrigo Souto no São Paulo.

Anselmo disse...

excelente assistir jogo do santos.

o guarani pode ser fraco tudo o que quiserem. mas se o time é bom, tem q aproveitar e golear mesmo.

agora, como assim 8 a 1 e os caras correndo pra tentar fazer 10? tem q se preservar um pouquinho, pq no fim de semana tbem tem jogo de campeonato.

Sartorato disse...

O Santos não joga futebol: comete bullying.

Anselmo disse...

"O Santos não joga futebol: comete bullying" é excelente