Destaques

segunda-feira, abril 19, 2010

Santos 3 X 0 São Paulo - E os meninos engoliram os lobos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O clássico das semifinais entre Santos e São Paulo começou quente antes mesmo do início da partida. O Tricolor mudou o time, provavelmente por conta da segunda etapa do primeiro jogo no Morumbi, quando a equipe pressionou o Peixe mas não evitou a derrota. Além de Cicinho e Richarlyson nas laterais, Ricardo Gomes sacou Washington e pôs Fernandinho ao lado de Dagoberto no ataque, enquanto Cléber Santana começou como titular.

Dorival Júnior também mexeu para evitar que o São Paulo ganhasse o meio de campo. Colocou Pará na lateral-direita, deslocou Wesley para a meia e tirou André do time. A mudança não só fez com que Wesley jogasse em uma zona do campo onde se sente mais confortável como também sanou a marcação problemática no lado direito da defesa onde Pará, limitado tecnicamente mas eficientíssimo no posicionamento, barrou as investidas tricolores.

Mas nem por isso o Santos abdicou de atacar. As principais chances do primeiro tempo foram alvinegras, sendo uma delas fruto de um primoroso passe de Neymar para Robinho, aos 5 minutos, que desperdiçou por chutar ao invés de passar. Hernanes, principal destaque do adversário no jogo anterior, não conseguia sair da marcação de Arouca e a equipe do Morumbi não chegou a ameaçar o gol peixeiro.



Já no segundo tempo, como a toada seguia a mesma, Ricardo Gomes resolveu mudar e colocou Washington no lugar de Cléber Santana aos 10 minutos. Mas foi o Alvinegro que marcou aos 15, em uma incrível sequência de passes em que a equipe fez a bola rodar pelo campo todo e, pacientemente, achou a oportunidade de gol. Marquinhos viu Neymar livre e cruzou para o atacante que, empurrado por Alex Silva, concluiu quase no chão, com o ombro ou o braço, conforme a interpretação da imagem que nem em slow motion fica clara.

O São Paulo até tentou responder aos 19, quando Washington exigiu pela primeira vez Felipe, que se saiu bem. Contudo, com a partida quase na mão, o Santos mostrou o que já tinha evidenciado na primeira etapa: a equipe tem meninos que parecem moleques peladeiros quando pegam na bola, mas que também são adultos, maduros, apesar dos céticos e dos secadores torcerem para que não fossem. Conseguiram controlar o jogo e quem parecia imaturo era o time do Morumbi, errando jogadas de forma grotesca e fazendo faltas algo desnecessárias, algo violentas.

Foi assim que aos 26 Alex Silva de novo resolveu fazer falta em Neymar dentro da área, pênalti não marcado que renderia a expulsão do defensor. E onze minutos depois, em jogada bem mais duvidosa e cavada, pênalti de Miranda em Neymar. O garoto, que não treme, chamou a responsabilidade e, com nova parada na batida, deslocou Rogério Ceni. O arqueiro desta vez não teve moral para reclamar da cobrança.

Mesmo sem Neymar e Robinho, já no banco, o Peixe conseguiu ampliar com outro jogador que tem sido muito útil quando entra. Madson fintou pela esquerda e cruzou para Paulo Henrique Ganso fazer o dele. Um 3 a 0, a terceira vitória em três clássicos contra o São Paulo, 8 a 3 no total. Será que vão dizer de novo que o adversário era fraco?

*****

Duas personalidades receberam respostas diretas e indiretas de jogadores santistas após o clássico. Primeiro foi o presidente do São Paulo Juvenal Juvêncio, que disse que na primeira partida os meninos estavam “tão apavorados que quase desceram a serra” e depois em entrevista a uma rádio ainda deu seu brilhante parecer de que o Santos era “time médio ou pequeno”, ao comentar a distribuição de cotas de televisão. O cartola demonstrou não apenas despeito e desrespeito como também o desconhecimento de como funciona a distribuição dos recursos obtidos pela venda de direitos televisivos em outros países.

"O São Paulo falou demais. O Santos é grande, muito grande, e merece respeito. Faltou respeito deles. (...) O Santos chegou com méritos, jogando futebol e respeitando o São Paulo", declarou Léo, que teve a companhia de Edu Dracena nas críticas. “Ele [Juvenal] falou muito, só que tirando 20 ou 30 minutos do clássico no Morumbi, o Santos foi superior o tempo todo. Hoje, fomos superiores ao São Paulo durante os 90 minutos. O Juvenal fala o que quer, e a gente não tem que dar resposta a ele.”

Mas outra figura, até pouco tempo recebida com louros e tapete vermelho na Vila Belmiro, também mereceu resposta. Vanderlei Luxemburgo, além de ter falado equivocadamente (pra ser gentil) que lançou Neymar (que ele deixava na reserva ora de Jean, ora de Róbson) e Ganso, durante a semana foi além e resolveu secar deliberadamente o clube que o acolheu quando não conseguiria emprego em lugar nenhum. “Eu não sei se essa molecada do Santos consegue segurar a pressão. (...) Não sei se o Robinho aguenta, se o Edu Dracena, que é o capitão (sic), aguenta", disse o “gênio”.

Impressionante não apenas a análise com ares de torcida, mas a total falta de ética de colocar em dúvida os brios de dois ex-atletas seus, do Cruzeiro de 2003 e do Santos de 2004. "Não vou citar nome de ninguém. Mostramos que nosso time não tremeu, se não jogou no ano passado, esse ano jogou com o Dorival", declarou Léo, fazendo a referência ao ex-técnico santista e acertando em cheio ao não citar sequer seu nome. Ele não merece.

4 comentários:

Marcão disse...

Dessa vez eu vi o jogo - ou parte dele, pois cochilei entre a metade do primeiro tempo e o início do segundo. Que o Santos ia ganhar, eu não tinha a menor sombra de dúvida. Além de ser o melhor time do Brasil no momento (e talvez um dos melhores do mundo), tinha ótima vantagem, jogava em casa, no "caldeirão", e só esperaria o São Paulo partir pra cima no desespero pra matar o jogo no contra-ataque. Não deu outra.

Quando Ganso fez o terceiro, já comecei a rezar pro jogo terminar antes do quarto - e se tivesse mais dez minutos eu não duvido que o Santos chegaria a 5 a 0. Madson é um reserva de luxo, poderia ser titular em qualquer time brasileiro. É tão útil quanto Iarley no Corinthians. O "passe" na cabeça de Durval, no gol da vitória da primeira partida, e a assistência para Ganso, ontem, são a prova disso. O São Paulo estava entregue, inerte e indefeso. Deu sorte de não levar uma goleada histórica.

Por questão de justiça futebolística, esse título deve ser confirmado pelo Santos contra o Santo André. Esse time joga muita bola e merece muito ser eternizado num pôster de campeão. Sobre o Juvenal, sem comentários. Até nisso o Santos mostra superioridade, pois conheci Luís Álvaro numa visita a trabalho em janeiro e ele me pareceu o mais ponderado dos cartolas de times grandes no Brasil. O excelente resultado dentro de campo corrobora seu grande trabalho à frente do Peixe.

olavo disse...

Partidaça-aça-aça do Santos.

Quando saíram as escalações, fiquei puto com o Dorival pela exclusão do André. Achei que isso chamaria o São Paulo para o nosso campo.

Mas não foi o que ocorreu. Wesley jogou demais e fez do meio-campo santista mais sólido.

Inclusive, apesar do sucesso de ontem, acho que para as próximas partidas Dorival não precisa abrir mão do 4-3-3. Eu só tiraria Marquinhos e manteria Wesley na meia. É melhor para o Santos.

Anselmo disse...

agora cabe ao santos confirmar o bom futebol nas finais.

3 a 0 é incontestável.

o chute do dagoberto no final, em contra-ataque puxado pelo washington mostrou o quanto o são paulo ficou consternado.

Anônimo disse...

Não é nada, não é nada, mas o Luxemburgo pode ser um dos adversários do Santos já na proxima fase da Copa do Brasil... pode esperar, Luxemburgo!! Sua hora vai chegar!