Destaques

segunda-feira, abril 26, 2010

São Bernardo, Linense, Noroeste e Guaratinguetá estão na primeira divisão paulista

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Enquanto o título da série A1 do Paulista fica mais perto do Santos, estão definidos os times que ascenderam da A2. São Bernardo, Linense, Noroeste e Guaratinguetá participam da elite paulista do futebol em 2011. A decepção foi o União São João de Araras, que terminou a primeira fase em primeiro, mas pereceu.

Os 20 clubes enfrentaram um primeiro turno em que todos jogaram contra todos uma vez só – a exemplo da A1. Oito passaram para a segunda etapa formando dois grupos para jogos em turno e returno. Aquela história, o primeiro, quarto, quinto e oitavo de um lado, e segundo, terceiro, sexto e sétimo do outro. Sobem quatro, dois líderes de cada grupo.

Curioso é que os classificados de cada grupo se enfrentam, para cumprir tabela e definir quem fica em primeiro e quem fica em segundo de cada chave na próxima rodada. Coincidência curioas.

O Linense não sabia o que era primeira divisão do estadual desde 1957. Foram cinco anos de elite, até cair – e cair, e cair. Agora, em 2010, a equipe de Lins, comandado por Vilson Tadei, terminou a primeira fase em segundo com 40 pontos. Apesar de perder para o São Bernardo, venceu por duas vezes tanto o União Barbarense quanto o Paec.

O time da cidade onde o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva surgiu para o mundo da política também subiu. A região do ABC, além de ter um representante na final da primeira divisão, tem festa com outro clube que sobe. Santo André e São Caetano já tinham equipes entre os 20 melhores do estado. O estádio 1º de Maio abrigou o empate com o Paec que garantiu a vaga para o clube fundado em 2004.

Do outro lado, o Noroeste conseguiu a vaga com um empate contra o São José, no Vale do Paraíba, no estádio Martins Pereira. Com dez pontos, o Norusca volta à A1, de onde caiu em 2009. É o ioiô caipira. Azar dos outros clubes, que vão ter de pagar muito pedágio para enfrentar a equipe bauruense.

Outro que caiu em 2009 e volta agora é o Guaratinguetá. O time goleou o União São João por 4 a 1. Para um time que ficou em primeiro da A1 em 2008, a queda no ano passado foi um golpe. Mas o clube superou e agora tem a Série B do nacional pela frente.

A definição do campeão depende da última rodada. O time de melhor retrospecto no geral entre o primeiro de cada grupo leva o caneco. Linense só precisa de um empate para confirmar o caneco.

Que venha a primeirona!

Em tempo: os mascotes estão no site da Federação Paulista de Futebol.

3 comentários:

Marcão disse...

Em 1953, o Linense enfiou 4 a 0 no São Paulo, futuro campeão paulista daquele ano. Houve uma festa enorme na cidade, com a população carregando o boneco de um elefante, símbolo do time. O feito foi tão importante que, pelo o que parece, a data da partida foi oficializada como "Dia dos Esportes" em Lins.

Leandro disse...

Vai ser legal conhecer o histórico Estádio da Vila Euclides, em SBC.

Fabricio disse...

A Graça do Vale volto hehehe
Minha cidade é vizinha de Guaratinguetá e admiro o Guara Parabéns e que venha A Serie B Do brasileirão !!!!