Destaques

terça-feira, abril 13, 2010

A Tragédia no Rio de Janeiro e o jornalismo aquático

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O fato me lembrou o bordão de Glauber Rocha, "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça", mas não à toa. Afinal o “grupo de praticantes de esportes radicais e circenses que usam suas habilidades para desafiar o cotidiano e distorcer a realidade da urbana”, o Rizoma, botou a câmera na mão e um guarda-chuva na cabeça, para desbravar as ruas alagadas do Rio de Janeiro. Só que sobre um bote inflável.

O resultado está no vídeo de quase dez minutos, gravado na madrugada do dia 6 de abril, onde somos telespectadores de pessoas ilhadas e capazes de reunir uma quantidade de xingamentos impensáveis em tão poucos minutos. Já as cenas de carros e mais carros submersos ou boiando, não perde em nada para aquelas mega produções cinematográficas que falam sobre o fim do mundo ou de enormes catástrofes naturais, ou as duas coisas juntas.

A produção do coletivo Rizoma é tão completa que mostra até a épica intervenção sonora de um policial tentando coagir o grupo a parar de filmar, além, obviamente, do momento heróico do grupo, resgatando sete pessoas.

Quanto às cenas que seguem abaixo, apenas uma ressalva.... Atenção manguaças de plantão, não tentem realizar nada parecido. Se beber, nada de dirigir ou navegar!



Brincadeira à parte, para debatermos as crises nas cidades, a responsabilização das vítimas em tragédias como a do Rio de Janeiro e o modelo de desenvolvimento, vale uma passadinha pelo blogue da Raquel Rolnik, urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada e ler a entrevista concedida à revista Fórum do mês de janeiro deste ano.

3 comentários:

Marcão disse...

Sobre o conteúdo do vídeo, sem palavras. Sem palavras mesmo.

As sequências de imagens editadas nos canais de TV são, definitivamente, conto de fadas. Maquiagem. Perfumaria.

E dá-lhe, Brunna! Além desse estupendo vídeo e da rapidez em expor a "massa cheirosa" da Cnatanhêde, você está escrevendo cada vez melhor! Parabéns e um beijão!

Anselmo disse...

"se beber não navegue"?

O paulinho discorda.

Lindomar Gomes disse...

Em nosso blog (www.lindomargomes.com) tem uma materia sobre o périgo do Centro Administrativo do governo Aécio!