Destaques

sexta-feira, abril 16, 2010

Vitória simples do Palmeiras sobre o Atlético-PR

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Palmeiras venceu o Atlético-PR por 1 a 0. Vitória simples. Sem charme, sem luxo, sem goleada. Nada além de um golzinho que fez o placar. Nenhuma jogada brilhante, mas tampouco nenhuma trapalhada gigante. Pelo menos taticamente falando.

No Palestra Itália, o time da casa saiu na frente nas oitavas de final. Não é a vantagem de que o Brasil precisa, mas um empate na partida de volta garante a vaga. Conseguir a igualdade no Paraná é que vai ser dureza.

O comportamento do zagueiro Danilo do Palmeiras, acusado de ter chamado de "macaco" o também zagueiro do rubro-negro Manoel, esquenta o clima para a partida de volta.



O Palmeiras veio a campo precisando ganhar. Ganhou. Precisava ainda garantir uma vantagem considerável. Nem carecia ser algo similar ao que o Santos fez ao Guarani. Nem precisava ser um quarto do que o alvinegro da baixada impôs ao alviverde campineiro. Só precisava de uma vitória com uma atuação mediana.

Isso o time de Antônio Carlos Zago entregou. Um a zero, com gol de Robert aos 14 do primeiro tempo, foi o mínimo dos mínimos.

Não teve apagão, desconcetração, papelão. Por isso ganhou. Pela falta de vontade dos visitantes de atacar, fica difícil saber se o comportamento representa uma evolução.

O Palmeiras mostrou raça. Mostrou disposição. Mas também deixou claro que sem vontade do meio para a frente, fica difícil sonhar ir mais longe na competição.

O episódio lamentável foi a troca de infâmias entre Danilo, ex-Atlético, e Manoel. O atacante paranaense deu uma cabeçada no zagueiro palmeirense, que devolveu uma nada nobra cusparada. Junto, teria chamado Manoel de "macaco".

Se usou o termo, que pague pelo inafiançável crime de racismo. Se manifestou racismo com um colega de profissão, carece punição. E parece-me positiva apenas a consequência desse tipo de episódio se envolver discutir o racismo no Brasil.

O mais triste é surgir o episódio sob o comando de um treinador que já teve uma experiência lamentável do mesmo jeitinho. O resultado é que um triste episódio como esse vai ter mais projeção do que as parcas melhorias que o elenco exibiu.


Atualizado às 9h35

2 comentários:

Fabricio disse...

Achei que o Palmeiras deu muita sopa pro azar em sua defesa. Cada bola levantada na área palmeirense era de se ligar o desfibrilador. Por sorte não levamos o gol e não precisamos correr atrás do preju lá na baixada, onde o time perde 10 de cada 11 partidas.

Outro ponto importante foi a expulsão do Paulo Baier. Com certeza vai fazer falta já que é dos poucos que tenta alguma coisa.

Sobre o lance do racismo. Isso já tá virando palhaçada. Por mim pune o Danilo pelo cuspe, o Mané pela cabrçada e pelo pisão e pronto. Esse negócio de poder xingar a mãe, a irmã, a vontade mas falar negão ou macaco ter uma baita polêmcia já tá enchendo o saco.

fredi disse...

Só uma coisa, caro Anselmo, acho que o Manoel é zagueiro, não atacante.