Destaques

quinta-feira, maio 20, 2010

Coragem na Palestina

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O vídeo parece que não é novo, mas não tinha visto ainda. É na palestina e mostra uma manifestação reprimida a tiros por soldados de Israel. Os palestinos revidam com pedras atiradas por fundas, cena que se fosse um filme seria tratada como metáfora visual em referência à história bíblica de Davi e Golias.

No meio da coisa, a equipe da TV coreana vê uma cena de chorar. Uma jovem palestina fica na frente de dois soldados israelense e os impede de atirar. “São só crianças, vocês estão atirando em crianças”, ela diz. “Por que vocês estão atirando?”. E se coloca na frente dos fuzis. Fiquei chocado.



Lembra aquela cena do rapaz na frente dos tanques na Praça da Paz Celestial, em Pequim. Mas aquela imagem apareceu em todas as grandes redes de TV, como lembra o deputado Brizola Neto (PDT-RJ), dono do Tijolaço, blog pelo qual cheguei ao vídeo e que colocou a legenda nas frases da moça, enquanto essa, que eu saiba, só no YouTube. Como disse o deputado, “coragem, para a mídia mundial, é ideologicamente seletiva”.

0 comentários: