Destaques

quinta-feira, maio 27, 2010

Corinthians empata jogando mal

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians foi ao oeste paulista enfrentar o Grêmio Prudente e voltou com um empate por 2 a 2 na mala. Resultado até que bom, se considerarmos a lógica de que ponto fora de casa vale mais. E mantém a liderança momentânea do Brasileirão, o que, a essa altura do campeonato, não quer dizer grandes coisas. Mas o futebol apresentado continua não animando.

O jogo foi corrido o tempo todo, mas nenhum dos dois times jogou grande coisa. Durante a partida, achei que o Corinthians havia sido bem pior que o Prudente no primeiro tempo e melhorado no segundo. Vendo os melhores momentos hoje, nenhum dos dois times criou grande coisa. Dos três gols feitos na etapa (Vanderley e Diego para o time interiorano, William para o da capital), dois foram de bola parada – e o do Corinthians contou com impedimento de Chicão.



Defederico, que a torcida vem pedindo (e que vem pressionando para jogar ou ser negociado) entrou como titular e não fez grande coisa. Mas até aí, ninguém do ataque fez, muito por conta do enorme vazio em que consiste o meio-campo alvinegro na formação com três volantes (com a leve alteração da troca de Jucilei por Paulinho). Não existe armação nem criatividade no setor.

Dava raiva de ver a saída de bola: com três volantes, nenhum se apresentava pra iniciar a jogada. A bola acabava sendo chutada pra frente para os atacantes brigarem. Na maioria das vezes não deu em nada, mas às vezes saíram algumas boas jogadas dos pontas.

O que faltava era um meia, mas Mano Menezes voltou para o segundo tempo com apenas uma alteração: Jucilei no lugar de Moacir. Nada mudou. Mais tarde, tirou Defederico e colocou Jorge Henrique. O baixinho até que tentou, mas também não resolveu grandes coisas.

Quem entrou muito bem foi Bruno César, no lugar de Elias. No primeiro toque na bola, bateu falta que foi desviada pela zaga e empatou o jogo. Além disso, participou de mais duas ou três jogadas mais agudas do time, que pressionou até o final e esteve perto de virar o placar.

Não foi nenhuma atuação de gala do meia. Ele apenas jogou como... um meia. Se apresentava para o jogo, dava opção de passe, fazia a bola rodar, buscava os melhores caminhos. O time precisa de alguém que faça essa função e não é nem Elias, nem Jucilei, nem Paulinho. Talvez seja Bruno César.

Mano Menezes elogiou a estréia do rapaz, mas disse que ele deve continuar no banco por enquanto. Segundo o treinador, a intenção é “preservar” o jogador, que ainda não se adaptou ao clube. De minha parte, não vejo sentido nisso. Se tivesse outro cara pra fazer a meia enquanto Mano avalia o reforço, vá lá. Mas com Danilo afastado para melhorar a condição física (?) e Tcheco voltando de contusão, Bruno tem que ir pro jogo. Com certeza, com três volantes não dá.

Na minha escalação ideal, Bruno César entra no time no lugar de Ralph. Decidiria entre Jucilei e Paulinho pra ver que joga de volante ao lado de Elias. Ralph é um excelente marcador, rápido na cobertura, mas erra passes demais. Prefiro tentar uma opção mais ofensiva no meio. Se não der, ele volta.

Defederico começaria mais um ou dois jogos pra ver se engrena ao lado de Dentinho e Souza/Ronaldo. Acho que o argentino tem potencial de desequilibrar. Se não der, volta Jorge Henrique.

4 comentários:

Wagner Moraes disse...

Nicolau, perfeita a análise. Concordo inteiramente. Talves o pocuo rendimento do Defederico, esteja relacionado a este esquema com três volantes.

Anselmo disse...

o sto andré nao perde pro corinthians.

foi isso.

agora, o time é quase 100%... e a copa vem aí. reclamação demais.

e vende logo o deferico.

vicente disse...

concordo em número, gênero e "degrau" com a sua análise. Se o Mano for um pouco inteligente poe o Bruno César de titular, caso contrário vamos ter os mesmos problemas dos dois ultimos jogos. Torço para que o Ronaldo volte domingo porque é duro aturar o Souza no ataque.

Leandro disse...

Eu sei que já consolidei minha fama de rabugento, mas é difícil ficar de bem com a vida quando se tem no time Gobbi, Sanchez, Meneses (Carlo$ Leite), Souza, Tcheco e Moacir... Façam-me o favor!
Estive no Pacaembu domingo e fui uma das 32 mil pessoas que "ensinou" o mutreiro gaúcho três minutos depois dele colocar em campo o péssimo Tcheco. Todos no Pacaembu gritaram por Defederico, que entrou depois, sofreu dos pênaltis não marcados, mas já entrara tarde para matar o jogo contra os cariocas, e a postura era tão defensiva que o time visitante quase empata.
A tibieza do treinador falou mais alto de novo ontem, e fez com que Bruno César também entrasse muito tarde (perto dos 30 minutos do 2º tempo), depois de inventar coisas sem sentido, para variar. Aí ficou muito tarde para buscar três pontos bastante prováveis na teoria.
Oxalá os dois pontos que, a meu ver, foram perdidos, não façam muita falta lá na frente.