Destaques

segunda-feira, maio 10, 2010

Corinthians vence, mas sofre para marcar contra o Atlético PR

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians começou com vitória no Brasileirão, vencendo o Atlético PR por 2 a 1 no Pacaembu. As TVs não transmitiram e não pude ver o jogo, que acompanhei pelo rádio e vi os melhores momentos depois.

Os gols foram de Souza, em bela jogada com corta-luz de Ronaldo, que fez o segundo, cobrando pênalti sofrido por Souza - e que foi questionado por uns e confirmado por outros comentaristas, sendo que pelas imagens mostradas não dá pra ter certeza.

O primeiro fato a ser destacado é que o time continua com dificuldade para botar a bola na rede. Jogou contra um adversário em desvantagem numérica o segundo tempo inteiro e só conseguiu a virada no final.

Duas questões táticas chamam a atenção para a postura do treinador. Primeiro o time entrou no 4-3-3, com Dentinho e Jorge Henrique nas pontas e Danilo armando pelo meio. Por que voltar ao esquema do ano passado agora? Ou ainda, por que abandoná-lo no começo do ano?

A outra questão é sobre as substituições. O time atuou com dois centroavantes a partir do segundo tempo, já com 0 a 1 no placar, com de Wagner Diniz em cobrança de falta que Felipe aceitou toscamente, e com os paranaenses com 10 em campo, após expulsão de Paulo Baier. Para a entrada de Souza, saiu Alessandro.

Mais tarde, com a expulsão do goleiro Neto, Ralf saiu para a entrada de Iarley. O time terminou a partida com cinco atacantes em campo. Bastante para um treinador chamado (não totalmente sem justiça) de retranqueiro.



Sobre as atuações individuais, Elias, Jorge Henrique e Roberto Carlos foram bastante elogiados. Pelos melhores momentos, Ronaldo foi bem, dando passes e criando boas chances. E Souza também, pela participação nos dois tentos.

A torcida pegou muito no pé de Danilo, que parece não ser o cara pra essa função. Bruno César pode ser o cara. Se não tiver esse cara, Mano deveria pensar em algum jeito de escalar Defederico ao lado de Dentinho, Jorge Henrique e Ronaldo. O argentino tem bons dribles e visão para excelentes passes, o que falta ao atual camisa 10.

Especulações

Com a queda na Libertadores, espera-se uma limpa geral no elenco corintiano – o que eu apóio, dependendo de quem estão querendo mandar embora. Com isso, começam a surgir especulações de todo tipo. Sempre me impressiona a criatividade de fontes e jornalistas. Dependendo da fonte, Morais vai para Goiás, Fluminense ou palmeiras; Jorge Henrique poderia ir para Flu e Verdão; Defederico para o River Plate ou emprestado para algum clube brasileiro; Souza fica ou vai pro Goiás; e assim vai.

Os nomes de Boquita, Marcelo Mattos, Edu, Escudero, Balbuena e do zagueiro Renato também aparecem como possíveis mudanças. Dentinho teria proposta de um time do Qatar, estaria nos bastidores do Parque São Jorge proposta de 8 milhões de euros por Jucilei, e Elias não passa da Copa no Timão. Enfim, muito barulho pra se dizer alguma coisa de verdade.

Também há especulação sobre quem chega. Após a crise entre Diego Souza e a torcida palmeirense, surgiu o boato de que ele poderia vir para o Corinthians. Como no episódio do atacante Kleber, acho que é só barulho pra irritar o pessoal de verde. Mas se vier, acho uma boa.

1 comentários:

Anselmo disse...

agora q perdeu a libertadores o gordo joga. é essa a peça que falta na seleçaõ do dunga.