Destaques

terça-feira, maio 04, 2010

E começa a quartona

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

No mesmo fim de semana em que o Santos conquistava o título da primeira divisão, o Linense festejava o da segunda e Red Bull e XV de Piracicaba davam importantes passos rumo ao acesso na terceira, a bola começou a rolar na quarta divisão do futebol paulista - que, oficialmente, tem o nome de Segunda Divisão, não custa lembrar.

São 46 times atrás de quatro vagas na Série A3 de 2011. É um torneio extenso. Tem uma fase de grupos inicial que dura até agosto e subsequentes níveis de eliminação até os quadrangulares semifinais que decidirão o acesso, e serão jogados em outubro, e a final que indicará quem vai levantar a taça, cuja definição acontece só em 7 de novembro. Ou seja, tem muita bola pra rolar.


Entre os participantes, há equipes célebres, folclóricas e novatas-de-empresário. A participação mais ilustre é a da Internacional de Limeira, campeã paulista de 1986 e que tenta mostrar que ainda merece respeito. O Nacional da capital - treinado por ninguém menos que Vampeta! - também integra a primeira categoria, assim como o Jabaquara de Santos. A parte folclórica fica preenchida com a Matonense (que até poucos anos estava na primeira divisão) e o Radium de Mococa, o time com o nome mais divertido de pronunciar no Brasil (tente, em voz alta). Já quem gosta dos novatos-de-empresário podem se regozijar com a presença de Olé Brasil FC, Primeira Camisa, Desportivo Brasil e outros.

Este colunista declara, desde já, sua torcida para o Palestra de São Bernardo e seu rival mais tradicional, o Esporte Clube São Bernardo - que volta, neste 2010, ao profissionalismo, de onde esteve ausente por muitos anos. O São Bernardo Futebol Clube colocou a cidade na primeira divisão e seus co-irmãos (muito) mais tradicionais bem que poderiam seguir os bons passos.

O site da Federação Paulista tem a tabela e o regulamento da competição, vale dar uma lida. Inclusive, já nesse sábado (8) temos um clássico histórico, Nacional x Jabaquara. Bom programa para o fim de semana.

2 comentários:

Anselmo disse...

eu achei que quartona fosse uma nova superquarta, q nem a de semana passada. ainda mais porque a 4ªde futebol desta semana começa na terça.

sobre o campeonato, radium é meu time na 4ª divisão.

Glauco disse...

Ninguém segura o São Vicente neste ano! E vai ser uma pena ter que ver a Briosa na quarta em 2011...