Destaques

quarta-feira, maio 26, 2010

Festival de cinema de futebol: 22 filmes em campo no Rio

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Responda rápido: cinco filmes brasileiros sobre futebol produzidos nos últimos anos? Então, cinco filmes de qualquer origem a respeito do ludopédio? Talvez estendido a qualquer época fique mais fácil, mas essas produções existem também no Brasil. Não são tão numerosas, mas o bastante para dar origem a um festival que precisaria mesmo ser inaugurado em ano de Copa do Mundo.

Começa nesta quinta-feira, 27, o primeiro Festival de Cinema de Futebol (Cinefoot) no Rio de Janeiro (RJ). Os mesmos 22 filmes selecionados para a mostra competitiva na capital carioca serão exibidos em junho em São Paulo.
Foto: Gazeta Esportiva/Flapedia

Rondinelli é 
tema do curta
O Deus da Raça,
de Pedro Asbeg
e Felipe 

Nepomuceno




Às vésperas da Copa do Mundo da África do Sul, inscreveram-se 60 curtas e longas-metragens produzidos no país. Desses, 14 curtas e 8 longas foram selecionados para a mostra, segundo relata Antonio Leal, organizador do Cinefoot.

Em entrevista ao Futepoca, Leal explica que acompanhava, em outros festivais brasileiros, produções que se enquadrassem na proposta. "Fizemos um levantamento prévio para ter um primeiro leque de filmes, mas as 60 inscrições surpreenderam", revela.

"O processo de seleção foi importante porque chama a atenção para a existência de filme de futebol produzidos no país", destaca. Entre os selecionados, há curtas inéditos.

Uma parceria com o festival 11 mm de Berlim traz os dois vencedores da sétima edição da mostra futebolística alemã para o encerramento do Cinefoot. Em contrapartida, os ganhadores brasileiros vão ser exibidos em 2011 na terra de Michael Ballack. Portas do mercado europeu abertas.

A proposta é repetir a ação anualmente. "Os organizadores de festivais de cinema até brincam que realizar um evento assim é como desfile de escola de samba, termina um e tem de estruturar o seguinte", diverte-se Leal. A diferença é que, a partir de 11 de julho, quando o Mundial sul-africano for encerrado, a próxima disputa é no Brasil.

A cinematografia de futebol no Brasil, rumo à Copa de 2014, é tema de um debate no dia 31 de maio. Isso porque a produção de longas-metragem é bastante irregular do ponto de vista da consistência, na visão dos organizadores.

Cinefoot
Rio de Janeiro
De 27 de maio a 1º de junho
Arteplex-Praia de Botafogo
- Mostras competitivas de curta e longa-metragens

São Paulo
De 4 a 6 de junho
Museu do Futebol
- Mostra não competitiva

A programação está aqui.

Destaques para João, documentário sobre o Saldanha e Faltam 05 minutos, de Luiz Alberto Cassol, sobre o ascenso do Inter de Santa Maria no Gauchão. E tem também o Telê Santana - Meio Século de Futebol Arte e Um Craque Chamado Divino, mais um monte.

3 comentários:

Araújo disse...

"Boleiros I e II", "Garrincha, Estrela Solitaria", "Pelé Eterno" e o melhor de todos os tempos e dificilmente superável, "Linha De Passe", além de "A Ginga - A Alma Do Futebol Brasileiro". Sem contar os clássicos "Garrincha, A Alegria Do Povo" e "Isto É Pelé". Está por vir "Heleno", que promete se tornar um clássico e incentivador do gênero.

Araújo disse...

Esqueci de citar "Rio, 40 Graus", que dá um ótima dimensão do quão atemporal é a paixão do brasileiro pelo futebol. Existe ainda "O Coritiano" do Mazzaropi e o recente e fraquissimo "Romeu e Julieta". Existem ainda os filmes que de alguma forma perpassam pelo futebol e mostram como o esporte faz perte de nossa cultura, como o antológico final de "O Que É Isso, Companheiro?"

Araújo disse...

Nesse sentido, "O Ano Em Que Meus Pais Sairam De Férias" e a novíssima e prospera animação "Rio" teêm em seu pano de fundo uma Copa do Mundo e uma partida de futebol. "Rio, 40 Graus", num relato vanguarda para a época, também revela os bastidores de uma partida e do próprio futebol.