Destaques

terça-feira, maio 25, 2010

José Serra, as camisinhas chinesas e as penas de galinha

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Acompanhando a sabatina com os presidenciáveis na Confederação Nacional da Indústria (CNI) pela internet, já havia deixado de escutar o depoimento de José Serra quando empresários começaram a levantar a bola para o tucano em suas perguntas. Foi quando o companheiro de redação Vinicius atentou para uma declaração do dileto ex-governador paulista.

Como é sabido, os políticos têm por hábito calibrar o discurso de acordo com a plateia. Talvez o peessedebista tenha ouvido queixas em relação à concorrência chinesa e resolveu esculachar os produtos vindos da terra de Mao Tse-tung. Claro que se esqueceu que boa parte da indústria brasileira exporta para a China, mas é exigir atenção demais do candidato...



Enfim, em meio ao parlatório, Serra contou que certa vez, quando no Ministério da Saúde, uma fábrica chinesa de preservativos ganhou uma concorrência e ele resolveu verificar o produto. Ao abrir o envelope, constatou que a camisinha tinha "cheiro de pena de galinha" e que, talvez, os chineses gostassem desse odor "no momento apropriado". 

Em 2007, uma fábrica
de camisinhas chinesa
lançou uma opção
nacionalista com uma
foto de Mao na
embalagem.





Desnecessário destacar o teor ofensivo da declaração relativa ao maior parceiro comercial do Brasil. Se bem que, pra quem já arranjou briga com os membros do Mercosul, não seria de se esperar comportamento diferente. Mesmo assim, estarrecido com a história, fomos fazer uma pesquisa virtual e descobrimos que a tal camisinha oriental parece ser quase uma obsessão do ex-mandatário bandeirante.

Em 2007, em uma aula inaugural proferida no Instituto Dante Pazanezzi, Serra contou a história:

Eu mandei pegar a camisinha chinesa para ver. Ela tinha cheiro de pena de galinha fervida. Sem qualquer preconceito em relação aos chineses. Nem sei se alguém daqui é chinês. Não tenho nenhum preconceito. Mas o fato é que – não sei se alguém já sentiu cheiro de pena de galinha fervida. Experimentem para ver que horror que é. Fora que ela vazava muito. Entende? É um problema ... Eu mandei anular a concorrência e fazer outra. E aí fazendo especificações melhores. Mas esse era o problema. É um problema permanente na área da saúde.
O homem "sem preconceitos" voltou à carga em fevereiro de 2009:

De fato, ela piorou. Eu lembro que, quando eu estava no Ministério da Saúde,  fizemos uma concorrência para compra de camisinhas e ganharam camisinhas chinesas. Não, não ganharam. Ganharam camisinhas de outro lugar e as chinesas pegaram em segundo.
Aí, o JB, na época, veio: “Serra compra pelo preço mais caro”. Eu não tinha a menor idéia de camisinha, de preço, de nada. Mandei olhar. Aí pedi, falei: Eu quero ver uma camisinha chinesa. E aí trouxeram a camisinha chinesa. Foi aberto e ninguém agüentava o cheiro na sala. Está certo?
Quer dizer, na verdade, elas não só tinham um índice de falhas muito grande como tinham um cheiro insuportável. Pela 8666, tinha que comprar a camisinha chinesa. Isso pode parecer absurdo, mas é que a lei 8666 vale também para a saúde. Vale para estrada, vale para saúde, vale para comprar computador.
Ficou uma situação impossível. Eu menciono porque é muito significativo. Se vocês soubessem, o cheiro era de galinha fervida. Eu lembro quando minha avó matava galinha. Naquela época se matava, eu não sei se as moças sabem, galinha não é aquela do supermercado, não. Galinha é negócio que tem pena, tem tudo. E se estrangulava a galinha. Fervia, era aquele cheiro, era uma coisa impossível. Hem? Não, é para controle, era um anticoncepcional, assim...
Cabe ressaltar a preocupação de José Serra em ensinar "às moças" o que é ou não uma galinha. Obviamente que os homens devem saber, já que o tucano não lhes chamou a atenção.

Mas fica a questão para o leitor: você já usou preservativos chineses? E a China, ficará impassível diante de tal ataque à sua indústria?

8 comentários:

Anselmo disse...

além de exportar pra china, parte da indústria paulista reempacota produtos chineses.

serra fala pra plateia, como lula tbem faz. repete trechos de discurso, como outros candidatos fazem.

comparação de gosto bem duvidoso.

Mack disse...

No caso da concorrência, serra confessa que não cumpriu a Lei. Comprou de quem ofereceu o preço maior. Cadeia nele, pois.

Olavo Soares disse...

Particularmente, fiquei com um baita nojo.

fredi disse...

Ele consegue ofender os chineses, as galinhas e confessa que passou por cima da lei das licitações de uma só vez.

É um Jênio mesmo.

Marcão disse...

Credo.

Lazer Esportes disse...

Mas como o Serra vai dizendo para meio mundo que as camisinhas além de cheirar mal, nao eram seguranças? Imaginamos que para entrar numa licitaçao, todos os requisitos sao preenchidos, nao?

E diga-se de passagem, o latex nao cheira lavanda. nao sei que tipo de preservativo usa Serra, mas com certeza terá uma fragrancia inigualavel.

concordo com nosso amigo, ofendeu a China, as galinhas e passa por cima das leis. Ai Brasil!

www.lazeresportes.com

Anselmo disse...

"latex nao cheira lavanda".

excelente anotação!

Nicolau disse...

Credo. (2)