Destaques

segunda-feira, maio 03, 2010

Mosquito não é bobo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

E a ciência continua comprovando obviedades: segundo um estudo australiano recente publicado pela PloS One, o banco de dados online da Public Library of Science, pernilongos e outros mosquitos preferem sangue de quem bebe cerveja (o que desmonta a teoria do repelente no meio do mato). Para chegar a essa brilhante conclusão, os pesquisadores reuniram um bando de manguaças de 20 a 43 anos em Burkina Faso, na África, e analisaram a reação dos insetos diante de um grupo que bebeu cerveja e outro que bebeu água - e eu ressalvo que acho um absurdo esse tipo de tortura científica.

Os bêbados foram divididos em tendas com um complexo sistema de tubulação para circulação do ar entre as barracas. Ao final da experiência, os cientistas verificaram que o grupo dos bebedores de cerveja atraiu 47% dos mosquitos que foram colocados na tenda, contra 38% dos que beberam apenas água. "Desconsiderando características individuais de cada voluntário, o consumo de cerveja aumentou consistentemente a atratividade aos mosquitos", escreveram os autores do estudo.

Porém, a campanha anti-manguaça pode ganhar mais um motivo para proibir nosso sagrado direito de biritar: o estudo mostra relação entre álcool e aumento de doenças transmitidas por mosquitos e pernilongos. No caso da África Ocidental, região afetada massivamente pela malária, os cientistas sugerem que o consumo de cerveja seja mais controlado. Para quem insistir em beber, lembre-se que há malárias quem vem para o bem...

3 comentários:

Anselmo disse...

"há malárias quem vem para o bem"? cartão amarelo!

mas expor manguaças a mosquitos ao bel prazer dos pesquisadores é uma ação terrível. E pra impedir que o bêbado seja picado em burkina faso, ninguém faz uma moção de repúdio sequer!

se bem que, pelo menos, deram cerveja pra turma beber.

Neide Imbrisha disse...

Mas prá que todo esse trabalho? Era só perguntar para mim; os pernilongos mordem meu marido-manguaça 10 vezes mais do que mordem a mim. Todas as noites de verão travamos uma luta inglória contra os insetos voadores e perdemos todas. Meu marido tá sempre cheio de picadas; as vezes eles me picam também, mas para azar deles depois de me picarem morrem, já encontrei várias deles grudados nas minhas pernas, mortinhos da silva. Marido meu diz que tenho sangue ruim, mas é nada, eu sou CB, menos para os insetos.

a) Neide Imbrisha (lembrei que tinha uma conta no google com esse nick: Marigold; margarida-do-campo, não é meigo?

Olavo Soares disse...

"há malárias quem vem para o bem" foi realmente de doer.