Destaques

quarta-feira, maio 19, 2010

Os herois de 70 também erravam. E como!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook



Todo mundo já viu lances belíssimos da seleção de 70, incluindo o quarto gol contra a Itália, considerado por muitos o mais bonito de todas as Copas. Mas, como toda equipe, aquele Brasil também tinha seus momentos de pixotadas grotescas.

O vídeo acima mostra 30 desses lances, quase que democraticamente distribuídos (não vi nenhuma barbeiragem do goleiro Félix, por exemplo). Curioso como os defensores brasileiros tinham certo gosto por virar o jogo na frente de atacantes adversários e também é interessante observar como houve cobranças de falta mal batidas.

Mas, obviamente, jogadas estapafúrdias todos cometem, até os melhores profissionais. Lances geniais, como os proporcionados por essa seleção, são para poucos. Ainda assim, vale o registro de que eles também erravam... 

Vídeo visto por meio do Twitter de Marcelo Orozco retuitando Ricardo Lombardi. Publicado originalmente no www.classicofc.com.br, ver aqui

10 comentários:

Victor disse...

Simplesmente sensacional

Marcão disse...

As cobranças de falta do Rivellino e as furadas do Tostão são antológicas, mas o vídeo podia ter só dez segundos, mostrando a topada de dois brasileiros no meio do campo (veja a partir de 2:58) que não precisava mostrar mais nada. Patético.

Olavo Soares disse...

Muito bom.

Sou da teoria que as poucas informações (inerentes à menor tecnologia do passado) é o que faz com que existam mitos intransponíveis, como o da seleção de 70. Era um timaço e tal, mas do jeito que a história trata a equipe, parece que não falhava nunca.

Sei lá, se a seleção de 2002 fosse de um passado mais distante, talvez virasse tão mítica quanto a de 70...

Anselmo disse...

a 1:26 e 1:36 tem dois tiros de meta batidos por ninguem menos do que pelé.

pra que dar esses chutões nas faltas se em nenhum saía gol?

Outro detalhe: a facilidade com que o time chegava na área era fruto de duas coisas combinadas. de um lado, a facilidade na troca de passes e de se driblar e de se lançar bolas bem dominadas. segundo, o espaço que a defesa adversária deixava pros rivais.

mas que se errava, se errava.

em 1990, a Bandeirantes transmitiu a íntegra dos jogos pra comemorar os 20 anos do tri. Assisti todos e fiquei com a impressão de que a seleção de 70 é inigualável nos melhores momentos: dificilmente outra seleção conseguiria juntar momentos tão brilhantes novamente.

Na íntegra, só não era tão encantadora quanto nos melhores momentos.

Nicolau disse...

O Tostão tava meio tenso, pelo número furadas e chutes tortos. E tem um cabra que não consegui ver quem que tenta um chute a gol e a bola sai pela lateral! Impressionante!

rafael botafoguense disse...

minha vida não será a mesma depois desse vídeo.

Marco Aurélio Zanni disse...

Legal que curtiu o vídeo, Glauco! Fui eu que selecionei os lances e publiquei originalmente no blog www.classicofc.com.br. Será que você poderia mencionar isso no texto e dar o link para a matéria original? http://www.classicofc.com.br/especial/30-engrossadas-do-brasil-na-copa-de-70. Um abraço.

Glauco disse...

Feito o registro, Zanni. Como os tuiteiros só postaram o vídeo, não tinha visto o seu site, mas já está lá o link. Abraço!

Anônimo disse...

cara , nessa epoca se dependesse doq eu vi ali o time do meu bairro seria campeão e eu seria o rei do futebol ;p

pq é cada cagada que parece peladão de varzea...

Anônimo disse...

PÔ...
esse numero 10 era HORRÍVEL!!!