Destaques

quarta-feira, maio 05, 2010

Sem futuro

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Não tenho medo de confessar, para qualquer sãopaulino que me leia, que torci contra meu próprio time na decisão por pênaltis ontem à noite, no Morumbi. Já que é pra passar vexame, que fosse logo contra o Universitário do Peru, em vez de prolongar essa agonia que, com toda a certeza do mundo, resultará em mais uma (e muito justa) eliminação na Copa Libertadores. O São Paulo simplesmente não merece prosseguir, ou melhor, não merece nem estar disputando a competição sulamericana. Digo isso com todas as letras, sem medo dos que (com todo o direito) queiram discordar: esse timinho é o pior e o que dá mais medo e desânimo de assistir desde o desastre de 1990, com Pablo Forlán.

Rogério Ceni segue falhando, embora tenha saído como herói pelas duas cobranças defendidas (foto - Rubens Chiri/SPFC). Alex Silva é violento e estabanado e Miranda ora vai bem, ora dá chutão pra trás. Cicinho é irregular e não marca e Júnior César consegue ser pior. Para substituí-los, os inócuos e improvisados Jean e Jorge Wagner só batem cabeça. Rodrigo Souto não chega aos pés do Arouca por quem foi trocado, Hernanes comprova a cada jogo que não é craque e nem aparece quando precisa, Marlos tenta resolver sozinho e se perde, Jorge Wagner no meio não sabe pra onde vai e a linha de ataque, bem, a linha de ataque simplesmente não faz um gol sequer há três partidas. Precisa dizer mais alguma coisa? Dagoberto, Fernandinho e Washington são o "trio parada dura"...de assistir!

Não tem futuro. Nem o time e nem o técnico Ricardo Gomes. O fato de o São Paulo ter chegado às quartas-de-final só comprova a decadência contínua do nível da Libertadores. O Cruzeiro deve confirmar a vaga hoje, no Uruguai, e literalmente passear contra o São Paulo, assim como fez o Santos nas semifinais do Paulistão. Nós, são paulinos, temos que nos conformar com os seguidos vexames este ano. Se não mudar nada no time e no comando, o Brasileirão será outro show de horrores. E nos restará a sofrível Copa do Brasil em 2011.

15 comentários:

Olavo Soares disse...

Pra mim isso tem cheiro de lógica reversa: fala mal, cria poucas expectativas, para não sofrer no futuro!

Eu insisto: pra mim, o São Paulo é o maior favorito para a Libertadores.

(sim, também é lógica reversa)

Marcão disse...

Entendo sua "lógica", Olavo, mas eu nunca falei mal do São Paulo com tanta propriedade. Agora não é mais "má vontade" ou rabugice, não. É a pura constatação da realidade. O time não tem padrão de jogo, não tem meio-campo, não tem jogadas nas laterais, não tem ataque. É um "catadão", pura e simplesmente. Antes eu achava que Ricardo Gomes tinha se perdido, agora vejo que isso é impossível, pois, na verdade, ele nunca se achou. As últimas três partidas do clube dizem mais que o post. Infelizmente.

aline disse...

Eu concordo com praticamente tudo: a incompetência do time, a má fase, a iminente desclassificação.

Mas acho justo e exagerado usar o tricolor como régua pra diagnosticar a decadência da libertadores de modo geral.

Eu não penso que o são paulo merecia menos a vaga do que qualquer outro time da sua chave, e tbm não acho que, nessas duas partidas contra o universitário o time peruano tenha apresentado futebol melhor que o nosso pra merecer ir adiante. Os dois empates foram, sim, indignos e revoltantes - justamente por conta da má qualidade do futebol do universitário. Só que a vaga da libertadores 2010 se deve ao desempenho de 2009, que não foi brilhante, mas foi bom. Se o são paulo está mal este ano, é a vaga da libertadores 2011 que ele não merece (e, tbm acho, não a terá se continuar assim), e não essa. Essa vaga que nós conquistamos a duras penas, eu ainda defendo.

Nicolau disse...

Interessante que a Copa do Brasil é "sofrível" e a Libertadores, que todo sãopaulino sempre defendeu como o supra-sumo do futebol, esta caindo de nível. Não pode ser só o São Paulo que está jogando mal? Ou será que com todos os problemas que você vê no time o Tricolor passaria de Atlético MG, Santos ou Grêmio na "sofrível" CB?

Fernando Augusto disse...

O time está mal, mas você foi injusto nas críticas ao Alex Silva (raçudo) e ao RC. Porra, herói ontem!!!

E torcer contra..."pelamor"

Marcão disse...

Ué, Nicolau, você não leu o trecho sobre "decadência contínua do nível da Libertadores"? Ela está quase tão sofrível quanto a Copa do Brasil. E, com esse time aí, o São Paulo não passaria por nenhum dos três times citados.

Quanto ao Fernando, se for para acontecer uma mudança drástica e o time melhorar, eu torço por derrota, sim. Ficar ganhando num puta sufoco contra times de quinta categoria só adia o sofrimento que, com certeza, virá. Eu quero que o técnico caia de uma vez e que metade do elenco seja dispensada.

Glauco disse...

A "decadência" da Libertadores se deve, em grande parte, ao inchaço ocorrido ao longo da sua história, chegando a 32 participantes em 2000 e eternizando equipes mais que medíocres de países sem tradição e sem bola. Mas o São Paulo não pode reclamar, já que, não fosse o inchaço, sua ausência no torneio sul-americano seria mais longa e não teria sido campeão em 2005, já que se classificou como terceiro colocado do Brasileiro de 2004, algo impossível anteriormente. Como o formato da Libertadores tem fase de grupos, o sofrimento do telespectador é prolongado com jogos dignos da Série C de cá.

Quanto ao São Paulo, o elenco é bem menos do que a mídia pintou no começo do ano, mas pode jogar mais do que joga hoje. Até porque já tinha em 2009 e tem ainda mais hoje jogadores que só olham pro próprio umbigo e não tem o tal de "espírito coletivo". E se Marcão tiver o poder de dispensar o Hernanes, aceito de bom grado no Santos.

Olavo Soares disse...

Pra falar em decadência de Libertadores, é preciso achar que ela tinha um patamar tão alto assim no passado. Discordo! É só pensar que - com exceção dos brasileiros - raramente falamos de algum "timaço" histórico na Libertadores. É só time guerreiro, copeiro, macho, etc,. etc., etc., mas de bom futebol mesmo, só os daqui. E, com algumas exceções, sempre foi assim.

Marcão disse...

Esse integra a metade que eu não dispensaria - rsrs.

Mas podemos mandar pra Vila o Dagoberto, Washington, Júnior César, Leo Lima, Carlinhos Paraíba, Marcelinho Paraíba, Renato Silva ou Andre Luís, por exemplo. Interessa?

Anselmo disse...

Dagoberto, Fernandinho e Washington são o "trio parada dura" é engraçado.

pra mim, os problemas dos jogadores apontados dizem respeito a má fase. já estiveram melhor, embora nao sejam ótimos jogadores (quiçá nem bons).

avançar na libertadores qr dizer relativametne pouca coisa. o sport caiu nas oitavas direto pra série b em 2009, por exemplo. quartas nao são oitavas, mas vc entendeu o que eu quis dizer.

se há queda de nível, é porque há outros indícios fortes, não só pela classificação do são paulo.

Nicolau disse...

Desses que o Marcão listou, o Junior Cesar eu acho bom lateral (pode estar em má fase) e o Marcelinho Paraíba também acho que pode render mais. Agora, Léo Lima eu sempre achei enganador, impressionante como tem mercado em time grande.

Marcão disse...

Apoiado!

Vitor disse...

Tudo bem, Marcão?

O RG não deu liga com esse time, não tem jeito. Mas também é necessária uma renovação urgente lá no Morumbi. Povo que está lá faz muito tempo, molecada que não é aproveitada, obsessão pela Copa. E tem um certo ar arrogante da diretoria, como se tudo que fosse feito lá estivesse acima dos mortais. Quem acha que o São Paulo é time de Primeiro Mundo nunca teve de comprar um ingresso lá no Morumbi. Mas deixe estar...

Grande parte das coisas que acontecem é consequência de políticas anteriores ruins. Kléber e Thiago Ribeiro, hoje no Cruzeiro, poderiam estar jogando lá até hoje. O Thiago é um atacante rápido, inteligente, estilo França... E o São Paulo vendeu para fazer caixa - e depois não conseguiu trazê-lo de volta.

Cadê o Carleto, que nunca é escalado? E os garotos? Cadê o Aislan, o zagueiro que nunca teve chance? Cadê Lucas Gaúcho, Diogo, Henrique, Casemiro, Marcelinho?

Quanto ao Arouca, escutei fogos quando ele saiu para a Vila. Outro exemplo de jogador mal aproveitado.

O Marlos é rápido, dribla com facilidade, mas é lento de raciocínio. Falta inteligência a esse time, que é absolutamente previsível.

Só quero discordar com veemência (opa!) em relação ao Alex Silva. O Pirulito é o único que tem jogado ali.

Abraços e saudações tricolores

Unknown disse...

Vc é sãopaulino mesmo, marcão?!?!?!? Me parece que esse tipo de torcida 'corneta' não ajuda em nada o São Paulo F.C.!! Alex Silva violento??? Nem amarelo ele tomou ontem... Você é um bambi, mesmo!!!

Thalita disse...

Nao tem muito mais o que falar. Nao fazer um golzinho sequer nesse time que nao foi ao Morumbi pra jogar bola eh de doer. Principalmente pq chances nao faltaram, como o Moriti destacou. (O que significa que eu estou reclamando do ataque em si. Se a criacao nao eh sensacional, nao eh pior que o nivel medio).
Maldade criticar o Alex Silva. E Deixa o Hernanes lah, porra!

Ah, servico de utilidade publica. Achei um site decente para assistir jogos pela internet. Eh um site de apostas (www.bet365.co.uk). Eh soh fazer um cadastro gratuito e assistir. Util nao soh para mim, que estou longe, mas tb para assistir aqueles jogos que nao passam na tv. A narracao eh em ingles, mas o cara eh brasileiro, fica engracado...
E nao, nao recebi nada pra falar isso aqui, soh achei que poderia interessar aos manguacas.