Destaques

quarta-feira, junho 16, 2010

Direita ataca Obama e o "esquerdizante" futebol

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

E não é que o futebol, antigamente acusado por alguns esquerdistas (e não só por eles) de ser o “ópio do povo”, agora virou vítima da sanha da extrema-direita? Pelo menos nos EUA, onde comentaristas políticos estão atacando a popularização do esporte que dizem estar havendo no país. Se aqui, muita coisa é “culpa é do Lula”, pelas bandas do Tio Sam, quase tudo vira culpa do Obama.

Segundo reportagem do Estadão, Glenn Beck, da emissora direitosa Fox News, relacionou o futebol às políticas de Obama. "Não importa quantas celebridades o apoiam, quantos bares abrem mais cedo, quantos comerciais de cerveja eles veiculam, nós não queremos a Copa do Mundo, nós não gostamos da Copa do Mundo, não gostamos do futebol e não queremos ter nada a ver com isso", vociferou Beck, em uma posição bastante... convicta. "O restante do mundo gosta das políticas de Obama, mas nós não."

O analista conservador Dan Gainor, do Media Research Center, além de dizer que "futebol é um jogo de pobre", completou afirmando que "a esquerda está impondo o ensino de futebol nas escolas americanas, porque a América está se "amarronzando", fazendo alusão ao aumento do número de hispânicos nos EUA.

E pelo jeito os conservadores terão mais motivos para se preocupar. Barack Obama enviou em abril de 2009 uma carta à Fifa promovendo a candidatura de seu país como sede para a Copa do Mundo de 2018 ou 2022. Ali, o democrata lembrou que, quando criança, jogava futebol "em uma rua de terra em Jacarta", capital da Indonésia. Segundo ele, “o futebol unia as crianças do meu bairro. Como pai, vi o mesmo espírito de unidade vibrante nos campos nas quais jogaram minhas próprias filhas em Chicago (EUA)". Será que o esquerdizante futebol vai provocar uma revolução socialista nos EUA?

3 comentários:

Clark disse...

Pois o prefácio do livro OS AMERICANOS (de Antonio Pedro Tota, ed. Contexto) faz uma análise justamente é da americanização do futebol brasileiro (e mundial). E não se trata de uso de estrangeirismo, mas da adoção do comportamento que característico dos técnicos do futebol americano (um verdadeiro general), em substituição ao tradicional técnico de "soccer", que ficava sentado, calado.

Carmélio Reynaldo disse...

Em um episódio do seriado The Big Bang Theory um personagem diz que no Texas se joga todo tipo de futebol, exceto do "europeu", que os texanos consideram parte da estratégia comunista para dominar o mundo.

Futepoca disse...

sensacional.

o bom desse forum é que a gente aprende.

O Glenn Beck é o mesmo que dizia que o a política de saúde do obama era nazista.

tem colunistas de uma certa revista semanal que precisam comer muito arroz com feijão -- ou seria bigmac com coca cola? -- pra chegar aos pés desse moço.