Destaques

terça-feira, junho 01, 2010

Em ano de copa, sindicatos ignoram futebol em agenda eleitoral

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

No evento no estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP), as cinco centrais sindicais que protagonizaram a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora ignoraram o futebol e os direitos a ele associados em sua agenda para as eleições de 2010. Em ano de copa do mundo, questões relacionadas a garantias de acesso a jogos de futebol foi completamente ignorado no documento final.


Foto: Jailton Garcia/Rede Brasil Atual
Gramado foi poupado no Pacaembu

O encontro teve de 10 a 22 mil pessoas, dependendo da fonte, reuniu menos do que os 30 mil sindicalistas esperados. Teve gente chegando às 7h, apesar de a programação começar às 10h – o que, em sindicalês, quer dizer que começaria só às 11h30. O resultado, é que a turma teve de ir embora já às 13h, e não no horário previsto.

São 249 propostas em seis eixos temáticos. No que trata de Democracia com efetiva participação popular, há um capítulo que fala de meios de comunicação. Nem mesmo o palco, do estádio Paulo Machado de Carvalho, assegurou uma linha sequer ao ludopédio.

A única menção a esportes está em questões ligadas à Educação, no eixo sobre Crescimento com distribuiçaõ de renda e fortalecimento do mercado interno. O texto pede que sejam integradas "as ações de ensino técnico e profissional entre as esferas governamentais (educação, trabalho, esporte entre outros)".

A agenda das centrais deve ser encaminhada às candidaturas presidenciais, assim que elas forem oficializadas. O prazo para a realização das convenções partidárias ocorre ainda neste mês de junho.

Cerca de 37% das empresas não pretendem dar folga aos trabalhadores durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, segundo pesquisa da empresa Curriculum.com. Virtualmente 0% cogita liberar seus funcionários para assistir a outros jogos de outras representações nacionais, ignorando a importância do evento quadrienal.

As escolas públicas brasileiras tampouco têm definição sobre como será o ritmo de se assistir aos jogos do escrete comandado por Dunga.

Em tempo: o gramado foi preservado, porque apenas um palco foi montado em frente ao tobogã. Então, a relva está poupada para a partida entre Palmeiras e Flamengo nesta quarta-feira, 2. A desculpa de má qualidade do piso o alviverde não vai ter.

5 comentários:

Leandro Lourenço disse...

Pô, mas era só o que faltava dar folga de um mês pra classe trabalhadora assistir todos os jogos do mundial. Já basta o carnaval todo ano...

Nicolau disse...

Po, Leandro, eu não tenho folga de um mês no Carnaval, rapaz! Mas acho que podemos incluir na pauta de reivinidcações, hehe! E, pra dar margem de negociação, bota mais duas semanas antes da Copa pro pessoal aquecer, acompanhar os amistosos, essas coisas.

Leandro Lourenço disse...

Porra bicho, aí é que o país vai parar. Imagina em 2014 como vai ser...

Hahaha

Anselmo disse...

é só uma reivindicação do futepoca. pedir pode.

Anônimo disse...

Quem falar da bahia leva uma tunda!