Destaques

segunda-feira, junho 21, 2010

Grupos A e B têm rodada de fogo amanhã

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A partir de agora, quase todo jogo define classificação ou posição na chave para as oitavas de final. Nesta terça-feira (22), começa a terceira e última rodada da fase de grupos da Copa. É a derradeira oportunidade para as seleções retranqueiras empatarem seus jogos, porque depois isso significaria prorrogação e, mantida a igualdade, disputa de pênaltis. Ninguém mais poderá pensar em perder.

São quatro partidas por dia. O torcedor gastou 11 dias para 32 jogos. Agora, em quatro, terá de acompanhar mais 16 partidas em quatro míseros dias. Dois jogos dividem cada um dos horários, primeiro às 11h, depois às 15h30 (horário de Brasília). Então, também não tem mais o horário do sono, às 8h30.
Para começo de conversa, os grupos A e B definem seus classificados. Com isso, ao final do dia, o mundo conhecerá duas das partidas disputadas em ritmo de mata-mata. México e Uruguai têm a possibilidade de promover um empate de compadres, o que eliminaria os anfitriões – mas não livraria o planeta das vuvuzelas.
Enquanto a Argentina está virtualmente classificada, Coreia do Sul só precisa vencer a Nigéria, que precisa de uma vitória sua e dos hermanos sobre os gregos.

França x África do Sul – Bloemfontein – 11h
México x Uruguai – Rustenburg – 11h


O Uruguai lidera o grupo com quatro pontos, com um gol a mais de saldo do que o México. Ambos se enfrentam na última rodada e basta um empate para acabar com as pretensões da França e da África do Sul.

Os anfitriões precisariam vencer os franceses por larga margem e torcer por uma goleada no outro jogo. E vice-versa. Enquanto "les Bleu" têm dois negativos de saldo, o time de Carlos Alberto Parreira tem três negativos. Já a Celeste Olímpica computa três positivos contra dois dos mexicanos.

Parreira, além da calculadora, ainda precisa se virar com as implicações da expulsão do goleiro Khune. Mais criticado que seu sucessor-antecessor Joel Santana, ele resolveu ainda mudar o esquema tático. Metade do time deve ser trocado: cinco alterações. A imprensa sul-africana considera que o brasileiro rachou os Bafana Bafana ao privilegiar parte do elenco.

Parece que já ouvi essa história antes. Em outra equipe.

Se a África do Sul não se classificar, será a primeira vez que o anfitrião cai na primeira fase. Em todas as outras edições, o país-sede levou sua seleção pelo menos até a segunda fase. Parreira que está em sua sexta Copa, mantém a sina de nunca ter vencido uma partida sequer no comando de uma seleção de outro país. Ou ele quebra um tabu, ou é quebrado pelo outro.

Quem acha que no confronto do continente americano vai ter amizade esquece-se de um detalhe. O perdedor provavelmente pega a Argentina, o que convém evitar. O técnico Oscar Tabaréz promete não jogar com o regulamento debaixo do braço, mas fazer sua parte. Eu ouvi retranca?


Pra saber o que vai acontecer no Grupo B amanhã, só no Copa na Rede.

0 comentários: