Destaques

quinta-feira, junho 17, 2010

Jabulani, "Eles são piores que eu"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook














Crônicas Futecopa

Se não o personagem principal, o mais comentado. Primeira bola a ser chamada pelo nome próprio numa Copa do Mundo, a Jabulani tem sido difamada diariamente por jogadores que erram chutes bizarros, por goleiros que engolem frangos estupendos.

Por esse motivo, o Crônicas do Futecopa foi ouvir a personagem (ou dar direito de resposta), que não perdeu o rebolado (ops, isso é trocadilho?) nesta entrevista exclusiva: "eles são bem piores que eu", declarou entre um quique e outro perante o repórter.

Veja abaixo os principais trechos desta entrevista exclusiva.

Dona Jabulani, a senhora não vem sendo bem falada por atacantes e goleiros. Tem algo a dizer em sua defesa (ou em seu ataque)?
Jabulani - Primeiro, nada de dona. Já me basta ser a primeira bola com nome próprio numa Copa do Mundo. Antes de mim, narradores e comentaristas só falavam a bola saiu, a bola não passou a linha do gol, o jogador mandou a bola longe etc. Agora falam o goleiro tomou frango (e que frangos, rs) da Jabulani, jogador X mandou a Jabulani para fora do estádio, A Jabulani mudou de direção e o coitadinho do goleiro do Japão tomou gol (rarará). Gosto da fama, mas ela é em grande parte injusta.

Como Assim?
Foi comigo que goleiro tomou frango pela primeira vez? A culpa é minha por esse monte de 0 a 0 e 1 a 0. Tem culpa eu (ops) de jogarem 11 atrás da linha da bola? (quer dizer, da bola não, da Jabulani). Resumindo, eles são piores do que eu. Pior, eles me chutam, batem, cabeceiam, depois saem falando mal. São uns ingratos.

A senhora, dona bola, quer dizer, dona Jabulani, acha então que virou desculpa para perna de pau?
Olha, isso é o que mais tem, em qualquer idioma. Você viu o Messi reclamando da qualidade da bola? E o Kaká? Ele até me defendeu. Que bom moço é esse rapaz (ironia), acho que minha fabricante deveria fazer um contrato eterno com ele.
Mas daqui a pouco serei responsável até pelos pernas de pau que só sabem atrasar a Jabulani, pela histrionia do Maradona, pela desclassificação de todas as seleções africanas da próxima fase. Agora, aceito tudo, menos ser culpada pelo mau humor do Dunga, o técnico anão já nasceu assim, né...
Ah, e quando jogavam com minhas avós de capotão, o Garrincha reclamava? O Pelé errava gol por isso? Tem jogador que em lugar de falar devia treinar chute, passe, etc.

Para encerrar, quem será campeão?
O time, ainda não sei, mas, sem modéstia, eu e as vuvuzuelas seremos os personagens mais famosos e lembrados desta Copa, disputamos essa glória até porque os times não estão lá grande coisa, né??? Mas minhas rivais são muito chatas, não param de gritar um minuto. Mas a estrela, tenho certeza, serei eu mesma. Eu, a Jabulani, sou a única que já está garantida na final da Copa, não é????

1 comentários:

Anselmo disse...

Grande Jabulani.

o que o cidadão consumiu pra ouvir tudo isso do esférico?

Se jabulani significa "celebrar" em Zulu, o nome da bola na copa de 2014 vai se chamar como?

Em 1978, a bola se chamava Tango. Isso obrigaria a do Brasil ser samba? Ou poderia ser forró, axé, pagode, sertaneja?

A de 2006 era Teamgeist (espírito de equipe). a de 2002, fever. ou seja, nao tem padrão.

poderia ser uma referência a uma musica de sucesso. Qual seria mais adequada?

a) Tchan
b) Poeira
c) Cara carente
d) Bundalelê
e) Rebolation

É, melhor não.