Destaques

domingo, junho 13, 2010

Leão sem dente - os chineses ligados na Copa

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A China de olho
Embora sua seleção não esteja na Copa do Mundo, o evento máximo do esporte desperta - e muito - a atenção dos chineses, fissurados em futebol. De acordo com levantamentos realizados por sites do país, dois terços dos telespectadores vão assistir às partidas da madrugada, horário em que passam a maioria dos jogos na terra de Mao Tse-Tung. E 20% se dizem dispostos a ver todos os jogos do Mundial. 

Produtividade em risco. Ou não
Em vista disso,  empresários temem que a competição possa afetar a produtividade dos trabalhadores chineses em função do pouco tempo que vão dormir. O jornal China Daily relata que algumas companhias estão mudando horários ou, ao contrário, tornando as regras mais rígidas. 

Desculpa esfarrapada
Alguns chineses que não contam com a condescendência do patronato dão o seu jeito. "Ontem um empregado me disse que sua sogra estava no hospital por causa de um câncer de pulmão e lhe dei alguns dias de folga. Depois fiquei sabendo que o que ele queria era ver a Copa do Mundo ", lamentou a dona de uma agência de publicidade de Pequim. Outros empregadores citados pelo jornal já se conformaram e somente pediram a seus empregados que não briguem por conta da Copa e nem levem cerveja para o escritório. Troca justa. 

Paixão descontrolada
A China também não conseguiu ir à Copa de 2006, quando também houve alguns episódios peculiares envolvendo os fãs da bola no país. Um deles é sobre um torcedor que não se abalou com o fato de sua casa estar pegando fogo. "Quando os vizinhos gritaram 'fogo', eu peguei meu bebê e saí correndo ainda de pijamas", disse a a esposa do cidadão ao jornal chinês Pequim Daily Messenger. "Meu marido pouco se importou com o perigo, apenas pegou a televisão e a colocou embaixo dos braços. Após sair da casa, ele começou a procurar uma tomada para ligar e continuar a ver o jogo." Já Li Jie tentou vender "ar da Copa" da Alemanha para os compatriotas por 50 yuan. No caso, um saquinho cheio de ar que Jie alega ter sido obtido diretamente dos estádios alemães. 

Coreia do Norte sem TV Ainda na Ásia, uma situação dramática. Os norte-coreanos podem não acompanhar pela TV a estreia de sua seleção contra o Brasil, na terça-feira (15). E nem os outros jogos. Tudo porque o país, que só tem um canal televisivo, estatal, não adquiriu os direitos de transmissão da Copa. Esperava-se que se repetisse o esquema da Copa de 2006, quando a SBS TV, emissora da Coreia do Sul, repassou as imagens de forma gratuita para o vizinho. Mas hoje, dada a animosidade que cresceu entre as duas nações, é pouco provável que isso se repita e os torcedores devem acompanhar as partidas pelo rádio mesmo...

Mais só no Copa na Rede.

Comente