Destaques

quinta-feira, julho 15, 2010

De volta ao Brasileirão, Corinthians empata no Ceará

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Depois de um mês pensando e vendo só Copa do Mundo, voltemos à vida cotidiana do Brasileirão 2010. E nada melhor que começar com o Corinthians, que foi a Fortaleza enfrentar o Ceará na noite desta quarta-feira. O Castelão lotado viu uma partida fraca dos dois lados, um por pouca inspiração, o outro quase por opção.

Não é à toa que o Vozão não tem a melhor defesa do campeonato até aqui, com apenas um mísero gol tomado em oito partidas. O time é formatado para se defender da maneira mais eficaz possível. Mesmo em seus domínios, entrega a posse de bola ao adversário e tenta matar o jogo em rápidos contra-ataques. É uma opção válida e muito bem executada pelo time que Estevam Soares recebeu recentemente de PC Gusmão, mas que colaborou muito com a feiúra do embate de ontem.

De sua parte, o Corinthians não mostrou porque é o melhor ataque do início da competição, ao lado do Santos. Manteve a posse de bola por cerca de 60% da peleja, tocou, tocou, mas criou muito poucas chances de gol (neste ponto, convém evitar comparações descabidas com a Espanha). Pela postura de buscar o jogo, talvez merecesse sorte melhor.

A sonolência de alguns jogadores prejudicou – o que pode ser fruto da longa parada. Elias marcou bem, mas errou passes a granel. Bruno César não se achou em campo e apareceu pouco – apesar de ter feito a finalização mais perigosa, defendida pelo bom goleiro Diego. Danilo, bem, Danilo foi o que tem sido: lentidão e muitos toques para trás. Outro que também foi abaixo de sua média foi Roberto Carlos, com muitas falhas de marcação.

Olhando o lado positivo, o goleiro Júlio César foi muito bem, com defesas difíceis e segurança. Com seqüência de jogo, pode se firmar. Outro que jogou bem quando entrou foi William Morais, garoto de 19 anos que subiu recentemente dos juniores para o profissional. Meia direita de bom passe e boa finalização, fez dois gols e sofreu um pênalti em amistoso recente contra o Comercial-MS.

Ataque

Para falar do ataque, precisamos falar de tática. Mano Menezes falou nos jornais que entraria com uma dupla de atacantes rápidos, Iarley e Defederico. Pois faltou com a verdade, em minha humilde visão. O argentino aparecia o tempo todo no meio, iniciando jogadas e marcando, enquanto Iarley ficava isolado na frente. Ou seja, Defederico jogou de meia pela direita, com Danilo do lado oposto e Bruno César centralizado. Posso estar viajando, mas foi o que eu entendi. Isso pode explicar o sumiço do até aqui sempre participativo Bruno.

Posso ser o único a pedir isso, mas defendo a entrada de Tcheco no time titular, no lugar de Danilo. Não que o ex-gremista seja uma sumidade. A questão é que se trata de um meia-direita, destro como convém. Não há porque deixar dois canhotos tendendo a cair pelo lado esquerdo.

Tudo somado, o empate foi meio frustrante, mas ponto fora de casa não é negócio tão ruim assim. É provável que percamos a liderança para o Fluminense, que precisa só vencer o Grêmio Prudente nesta quinta, no Marcanã, fazendo os mesmo 18 pontos, mas com uma vitória a mais. Domingo, pegamos o Atlético Mineiro no Pacaembu, com o retorno de Dentinho e Jorge Henrique, o que deve ajudar.

0 comentários: