Destaques

domingo, julho 18, 2010

Derrota de 4 a 2 também tem a cara de Felipão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Avaí venceu bem o Palmeiras por 4 a 2 neste domingo, 17, pela nona rodada do Brasileirão. O resultado é ainda mais triste para o lado alviverde considerando-se o fato de ter saído na frente e, apesar da virada, novamente igualar o marcador em 2 a 2, com um homem a mais. O time ainda acreditou que seria capaz de desvirar o jogo, mas foi a equipe catarinense aproveitou contra-ataques para decretar a vitória.

O time do Palmeiras que derrotou o Santos na quarta-feira tinha a aplicação defensiva e a determinação de um time de Luiz Felipe Scolari. O deste domingo foi capaz de marcar o primeiro gol e empatar. Com um homem a mais, o treinador fez substituições ofensivas – saída de Pierre para entrada de Tinga, o atacante Vinícius no lugar do meia Lincoln e Tadeu na vaga de Marcos Assunção – que surtiram pouco efeito.

Note-se bem que o time terminou com quatro atacantes em campo e nenhum meia. Tudo bem que só o camisa 99 consta na posição entre os jogadores do plantel disponível, mas se ainda houvesse esquema tático, ele seria descrito por um improvável 4-2-4. Porém, há que se considerar que a formação inicial tinha três volantes num 4-4-2 defensivo.

Tanto um fato como o outro também representam o que é – e como é interessante ter – Felipão como técnico. Mas nem sempre significa vitória. O que a derrota teve foi um técnico com disposição de tentar um resultado diferente. O revés veio por uma fatalidade, um pênalti, apesar de o Avaí ter jogado um segundo tempo melhor.

O Palmeiras precisa melhorar. Precisa de mais meias ofensivos e de tempo para acertar a parte defensiva. A paciência deste torcedor está bem e à disposição.



O jogo

Com 11 minutos, a primeira chance real do Palmeiras veio em uma cobrança de falta de Marcos Assunção do meio da rua. Renan não segurou e, na sobra, o lateral Gabriel Silva guardou. Felipão parecia mais contente do que o atleta promovido neste ano das categorias de base.

O empate foi encontrado 13 minutos depois. Primeiro, com domínio de bola. Depois, na prática, com um chutaço de Caio na entrada da área. O Palmeiras quase retomou a vantagem em contra-ataque em que Patric tirou a bola na hora H em finalização de Kleber. No lance seguinte, Robinho virou para o Avaí.

Ainda no primeiro tempo, os catarinenses ficaram com 10 na Ressacada. Pará tomou o segundo amarelo por entrada em Márcio Araújo.

Na etapa final, Felipão começou a pôr o time para frente, com Tadeu no lugar de Márcio Araújo. logo aos 9 minutos, em pênalti sofrido (provocado) e cobrado por Kleber veio o empate.

Depois do gol, a fumaça de sinalizadores disparados pela torcida na hora do empate pararam a partida por cinco minutos. A esfriada prejudicou os visitantes que, mesmo tendo Tinga no lugar de Pierre, não impediram o crescimento do Avaí. O alviverde teve pelo menos três boas chances de gol – duas em cobranças de falta – enquanto os catarinenses mandaram uma bola na trave do goleiro Deola.

Gols que importam, só nos minutos finais. Aos 45, com Caio de pênalti (estranho, mas que implicou a expulsão de Léo), e aos 47, com Roberto, deram números finais. Não deu para o Palmeiras.

1 comentários:

Hugo Albuquerque disse...

Foi um dos melhores jogos que eu vi no campeonato e, apesar do placar, o time alviverde poderia realmente ter saído com a vitória. Felipão iniciou o jogo no 4/3-1/2, passou o esquema para um 4/2-1/3 no intervalo - com a entrada de Tadeu como centroavante no lugar do volante-direito Márcio Araújo - e, durante o fumacê que interrompeu o jogo, chegou ao 4/3/3 clássico, com Tinga entrando no lugar de Pierre para armar junto com Lincoln. O time realmente mostrar disposição e Felipão quis muito a vitória - talvez demais -, mas o ponto é que não fossem as falhas individuais da defesa e o jogo teria terminado diferente: Deola falhou no primeiro e no quarto gol, Léo - que é um bom zagueiro, mas que está fazendo uma má temporada - cometeu um pênalti infantil, além das navalhadas ao longo do jogo.